Enfrentamentos da diversidade cultural no currículo e na base nacional comum curricular

Autores

  • Maria Aparecida Costa Oliveira Instituto Federal de Rondônia
  • Carmen Tereza Velanga Universidade Federal de Rondônia
  • José Lucas Pedreira Bueno Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial958p.167-179

Palavras-chave:

BNCC, Currículo, Diversidade cultural

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC), sobre a ótica da diversidade cultural, fazendo indagações como: Como a Cultura é tratada na BNCC? Quais concepções curriculares são compreendidas por professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) sobre o currículo e a diversidade cultural no contexto institucional? Para coleta de dados, utilizamos como instrumentos metodológicos, entrevistas semiestruturadas com professores do Campus do IFRO de Colorado do Oeste, análise documental e levantamento bibliográfico, visando conhecer o que evidencia a literatura e as reflexões dos professores. Conferimos, entre outras questões que a BNCC retira o foco do conhecimento, debilitando o processo de escolarização; delimita e reduz a responsabilidade da escola às possibilidades precariamente já instaladas; e exime a responsabilidade do poder público da obrigação de investir na ampliação e qualificação do atendimento educacional, ocasionando declínio das políticas públicas afirmativas e o agravamento das desigualdades sociais no país.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Costa Oliveira, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia UNIR. Supervisora Pedagógica, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Campus Colorado do Oeste. Especialista em Gestão, Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil (2011). Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela faculdade Afirmativo (2012). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2012). 

Carmen Tereza Velanga, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo FE-USP, 2014. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação (Políticas Públicas e Administração Escolar/UFRJ). Graduada em Pedagogia, Professora TITULAR da Universidade Federal de Rondônia. Residente em Porto Velho/RO. 

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Licenciado em Letras (Português e Inglês) e Especialista em Língua Portuguesa pela UEMG. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Unisul. professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR - Mestrado e Doutorado Profissional. 

Downloads

Publicado

2020-10-16

Como Citar

Oliveira, M. A. C., Velanga, C. T., & Bueno, J. L. P. . (2020). Enfrentamentos da diversidade cultural no currículo e na base nacional comum curricular. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.167-179. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial958p.167-179

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA