Diálogos entre o ensino de história e o uso do português escrito

reflexões em uma escola de surdos

Autores

  • Ana Gabriela da Silva Vieira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial957p.155-166

Palavras-chave:

Português escrito, Educação de surdos, Ensino de história

Resumo

O presente trabalho parte de um estudo de caso de pesquisa-ação desenvolvido em 2017, com uma turma de 6º ano de uma escola de surdos no Rio Grande do Sul. O objetivo foi refletir acerca do o uso de metodologias e práticas pedagógicas para o ensino da disciplina de história em classes de alunos surdos que se encontram no contexto da educação bilíngue, cujas aulas de todas as disciplinas são ministradas em Língua Brasileira de Sinais – Libras – e nas quais o português escrito é estimulado enquanto segunda língua. O entendimento/apropriação desses conceitos nos pareceu ser um dos maiores desafios no que diz respeito ao aprendizado histórico dos sujeitos surdos. Nossa pesquisa, apesar de ter investigado a questão, não ofereceu resposta definitiva para esta problemática, o que nos leva concluir com um questionamento para investigações futuras: quais seriam as possibilidades para o aprendizado de conceitos históricos por turmas de alunos surdos?

Biografia do Autor

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Anterior: Voluntária na Escola Especial Professor Alfredo Dub, que atende alunos surdos da cidade de Pelotas - RS e região. Bolsista PBIP-NP/UFPel na pesquisa Práticas de Leitura em Livros Didáticos de História. Bolsista PROBEC no projeto de extensão Laboratório de Ensino de História, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Vieira, A. G. da S. (2020). Diálogos entre o ensino de história e o uso do português escrito: reflexões em uma escola de surdos. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.155-166. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial957p.155-166

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA