Práticas pedagógicas investigativas e o trabalho por projetos na educação infantil

Autores

  • Aparecida Garcia Pacheco Gabriel Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari/UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial956p.144-154

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas investigativas, Trabalho por projetos, Educação infantil

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das práticas pedagógicas envolvendo o ensino por investigação desenvolvida por duas egressas da Faculdade de Alta Floresta em uma escola municipal de Educação Infantil em Alta Floresta/MT. O objetivo deste trabalho foi o de investigar como duas egressas do Curso de Pedagogia da FAF, agora docentes na rede municipal, utilizam o ensino por investigação em suas práticas pedagógicas em escolas públicas de Educação Infantil. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas dessas profissionais, utilizando-se de tais estratégias investigativas, aproximam-se dos princípios da investigação segundo a abordagem utilizada nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia/Itália, demostrando como essas práticas pedagógicas investigativas, através da metodologia do trabalho por projetos, favorece às crianças situações de aprendizagem investigativas, desenvolvendo a criatividade, a autonomia e o protagonismo infantil.

Biografia do Autor

Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Mestra em Ensino- Área de Concentração: Alfabetização Cientifica e Tecnológica, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Doutoranda pela Univates. Atualmente é coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade de Alta Floresta e professora da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT.

Jacqueline Silva da Silva , Universidade do Vale do Taquari/UNIVATES

Doutora em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari/UNIVATES/ Lajeado/RS, onde atua nos cursos de Pedagogia, no Mestrado e no Doutorado em Ensino, no mestrado e no doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas e professora do Minter em Ensino que ocorre em parceria com a UNIAGES de Piripiranga/BA.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Gabriel, A. G. P., & Silva , J. S. da . (2020). Práticas pedagógicas investigativas e o trabalho por projetos na educação infantil. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.144-154. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial956p.144-154

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA