A pesquisa científica na evocação do pensamento metacognitivo em alunos pesquisadores

Autores

  • Diógenes Gewehr Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Venâncio Aires
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial953p.133-143

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Estratégia pedagógica, Metacognição, Aluno pesquisador, Feira de ciências

Resumo

Este artigo aborda a utilização da pesquisa científica como estratégia pedagógica e a relação com a metacognição. Busca conhecer as percepções de alunos pesquisadores, participantes de uma feira de ciências, sobre o que compreendem por pesquisa científica a partir de vivências e reflexões metacognitivas. Fizeram parte do estudo 133 alunos da Educação Básica da região central do RS. Os dados foram coletados mediante questionário Likert, analisados pela estatística descritiva e método fenomenológico e expressos por meio de vinhetas. Constatou-se que a maior parcela dos participantes compreende a pesquisa científica em sua complexidade metodológica. Ficou evidenciado que a evocação do pensamento metacognitivo perpassou pela elaboração à conclusão das pesquisas científicas, possibilitando aos alunos pesquisadores identificarem suas aprendizagens e limitações. Desse modo, a evocação do pensamento metacognitivo pode ser utilizada a favor de uma aprendizagem efetiva, tendo as pesquisas científicas se mostrado como estratégias potentes para tal, contribuindo neste sentido.

Biografia do Autor

Diógenes Gewehr, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Venâncio Aires

Doutor e Mestre em Ensino. Professor de Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Venâncio Aires. Professor de Ciências da Rede Municipal de Educação de Lajeado.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ecologia. Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e  Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Gewehr, D. ., & Strohschoen, A. A. G. (2020). A pesquisa científica na evocação do pensamento metacognitivo em alunos pesquisadores. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.133-143. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial953p.133-143

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA