O que nos dizem tutores e alunos sobre a evasão em cursos de educação a distância em uma instituição de ensino superior?

Autores

  • Rodrigo Machado Cavalcante Helal Faculdade Anhanguera -Brasília -DF
  • Bernadete Lema Mazzafera Universidade Norte do Paraná http://orcid.org/0000-0002-5041-4629
  • Anderson Teixeira Rolim UNOPAR/Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial952p.119-132

Palavras-chave:

Educação a distância, Evasão, Ensino superior

Resumo

Recentemente, a taxa de evasão na Educação a Distância (EaD) foi um dos principais problemas enfrentados pelas instituições brasileiras de ensino superior. O objetivo deste estudo é analisar as razões citadas por alunos e tutores para desistência de cursos na modalidade de educação a distância, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Brasília. Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa descritiva por meio da análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários com tutores e ex-alunos. A análise documental destacou questões acadêmicas como principal motivo. Os alunos entrevistados citaram a mudança de tutor, a necessidade de trabalhar e pouco tempo para se dedicar aos estudos. Os tutores destacaram a falta de tempo para estudar e dificuldades em relação a modalidade de ensino. Diante dos resultados, novas pesquisas são necessárias que explorem as características dos cursos na instituição pesquisada associando-as aos fatores acadêmicos citados pelos alunos.

Biografia do Autor

Rodrigo Machado Cavalcante Helal, Faculdade Anhanguera -Brasília -DF

Graduado em Administração. Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias- UNOPAR-PR

Bernadete Lema Mazzafera, Universidade Norte do Paraná

Doutora em Linguística USP-SP. Docente titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR - Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

 

Anderson Teixeira Rolim, UNOPAR/Pitágoras

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina  (2012). Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR)

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Helal, R. M. C., Mazzafera, B. L., & Rolim, A. T. (2020). O que nos dizem tutores e alunos sobre a evasão em cursos de educação a distância em uma instituição de ensino superior?. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.119-132. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial952p.119-132

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA