Outredade, alteridade e corporeidade

construção subjetiva da singularidade no âmbito da multiplicidade das diferenças

Autores

  • Luis Enrique Pincheira Muñoz Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva - CELEI
  • Clargina Monsalve Labrador Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva - CELEI
  • Marco Antonio Navarrete Ávila Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva - CELEI

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial949p.88-97

Palavras-chave:

Alteridade-otredade, Zona do ser e não ser, Corpos racializados

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre Otredade e Alteridade, enquadrada na teoria de Levinas e nas contribuições de Frances Torralba por meio de algumas reflexões sobre os conceitos de acolhimento e hospitalidade. Partindo das implicações da alteridade nestes pontos de vista, analisa-se a possibilidade da sua concretização face ao colonialismo hegemónico imposto a partir da epistemologia ocidental, que a partir de uma leitura de Boaventura de Sousa pode ser denominada Epistemologia hegemônica do Norte Globalizado, e da levantam-se áreas do ser humano-outro e não-ser-humano-outras áreas, lugares que problematizam essa relação de alteridade entre o eu-outro de Levinas, visto que essa nova dialética negativa em que o outro não é reconhecido e invisibilizado. gera dinâmicas de marginalização e exclusão onde a manifestação da singularidade e a construção da identidade são difícultadas.

Biografia do Autor

Luis Enrique Pincheira Muñoz , Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva - CELEI

Pesquisador associado ao Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva CELEI. Chileno. Professor de Educação Diferencial, com ênfase em Audição e Linguagem. Universidade Austral do Chile, Mestre em Educação pela Escola e Comunidade Universidade de Artes e Ciências Sociais Arcis e Doutor em Educação pela Universidade Academia Humanismo Cristiano. Acadêmico e Educador Popular (CIDE), Pesquisador associado ao CELEI- Chile.

Clargina Monsalve Labrador , Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva - CELEI

Pesquisadora associada ao Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva CELEI. Venezuelano. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Central da Venezuela. Baccalaureatus em Filosofia (primeiro ciclo do Doutorado em Filosofia) Universidade Pontifícia Salesiana de Roma. Licenciatura em Educação, Menção Filosofia, pelo Instituto Universitário Salesiano Padre Ojeda. Diploma em Pedagogia Hospitalar pela Universidade Católica Andrés Bello. Atualmente é diretora da linha de pesquisa em epistemologia da pedagogia hospitalar, do CELEI. Inscrito no doutorado em filosofia pela Universidade de Granada.

Marco Antonio Navarrete Ávila, Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva - CELEI

Pesquisador associado ao Centro de Estudos Latino-Americanos de Educação Inclusiva CELEI. Chileno. Mestre em Educação, menção em Gestão Inclusiva, Universidad Santo Tomás, Chile. Cinesiologista, Bacharel em Cinesiologia, Universidad Católica del Norte, Chile. Pós-graduação em Gestão Educacional Inclusiva, Diploma em Gestão Educacional Inclusiva, Diploma em Necessidades Educacionais Especiais, Universidad Santo Tomás, Chile. Diploma em Docência para Educação Superior, Universidade Central do Chile, Chile. Primeiro Diretor da UNPADE La Serena.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Pincheira Muñoz , L. E. ., Monsalve Labrador , C. ., & Navarrete Ávila, M. A. . (2020). Outredade, alteridade e corporeidade : construção subjetiva da singularidade no âmbito da multiplicidade das diferenças. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.88-97. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial949p.88-97

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA