Autonomia do trabalho do supervisor de ensino

uma análise em sua localidade

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UFSCar campus Sorocaba/SP
  • Silvio César Moral Marques Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial946p.14-23

Palavras-chave:

Supervisor de ensino, Trabalho, Autonomia

Resumo

Este artigo teve como objetivo discutir as percepções do supervisor de ensino e sua atuação junto às escolas e às Diretorias de Ensino a partir dos conceitos de trabalho e autonomia. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo com a participação de 14 respondentes, supervisores da Região de Itapetininga-SP, por meio de questionários semiestruturado e entrevista a Dirigente Regional. As devolutivas dos respondentes revelaram que a autonomia do supervisor de ensino é um elemento de caráter relativo, por conta do direcionamento a que está sujeito pelos condicionantes do trabalho que exerce. No entanto, o caráter criativo das possibilidades de implementação e construção de sua práxis visa à emancipação de sujeitos, em função da necessidade do fortalecimento da coletividade e ações entre os profissionais da escola, vivienciadas pela articulação do seu trabalho na Diretoria de Ensino, com seus pares e com as equipes de apoio e direção do Dirigente Regional.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar campus Sorocaba/SP

Doutoranda e Mestra em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e supervisora de ensino na rede estadual de ensino de São Paulo/SP. Bolsista  da  Coordenação  de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Silvio César Moral Marques, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduado em Administração (1993) e Filosofia (1996) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Teorias da Educação, Antropologia e Educação, Ética.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Ribeiro, E. V. de J., & Marques, S. C. M. (2020). Autonomia do trabalho do supervisor de ensino : uma análise em sua localidade. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.14-23. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial946p.14-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA