Produto educacional podcast para curso técnico da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial943p.98-111

Palavras-chave:

Análise fatorial, Alpha de Cronbach, Validação de questionário

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a construção e a validade do questionário intitulado Avaliação da Tecnologia Educacional Podcast. Nosso interesse foi apresentar cada passo da análise fatorial e a análise descritiva bem como as vantagens conceituais associadas à utilização do questionário. Foram realizadas as Análises Fatoriais e Descritiva dos dados coletados. Os dados foram obtidos de amostra não probabilística intencional (N = 128) de sujeitos, em uma população de 545 discentes do ensino Técnico em Agropecuária de Instituição Pública de Ensino. A amostra tem distribuição não normal, de acordo com os resultados do teste de Shapiro-Wilk. O questionário de opinião aplicado para a coleta de dados antes do experimento é validado, com taxa de confiabilidade através do alfa de Cronbach, com o valor de 0,903 no pré-teste, indicando assim adequação do instrumento questionário tipo Likert.

Biografia do Autor

Aurélio Ferreira Borges, Instituto Federal de Educação de Rondônia.

Tenho Licenciatura em Ciências Agrícolas, Mestrado em Zootecnia, Doutorado e pós doutorado em Engenharia Florestal. Fiz excursões técnicas na Espanha e França. Oriento no mestrado ProfEpt (IFRO). Coordeno projeto do CNPq. Sou Presidente de Associação sem fins lucrativos. Experiências: Agrobiodiversidade; Ciência na Educação Básica; Economia Solidária; Gestão e Legislação Ambiental; Segurança Alimentar; Tecnologias de Ensino.

Neirimar Humberto Kochhan Coradini, IFRO

Possuo graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Mestrando no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia na função de Coordenador de Comunicação e Eventos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoração e Fotografia. Possuo proficiência B1 em Língua Inglesa 

Raquel Nogueira de Moraes, IFRO

Sou graduada em Psicologia. Tenho experiência em Psicologia Social e Organizacional, com ênfase em Psicologia Educacional e Saúde Mental. Possuo Pós-graduação em Gestão Clínica em Regiões de Saúde e Pós-graduação em Saúde Mental. Publiquei 2 Livros e 9 Capítulos de livro na área de Psicologia Social e Organizacional.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Borges, A. F. ., Kochhan Coradini, N. H., & Nogueira de Moraes, R. (2020). Produto educacional podcast para curso técnico da educação profissional e tecnológica . Laplage Em Revista, 6(Especial), p.98-111. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial943p.98-111

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA