O modelo integrativo para o espaço semântico da música e um processo educacional musical contemporâneo

a herança científica e criativa de Mikhail Borisovich Ignatyev

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial940p.2-13

Palavras-chave:

Modelo integrativo para o espaço semântico da música. Mikhail Borisovich Ignatyev. Modelagem combinatória-lingüística. educação musical. Tecnologias de computação musical.

Resumo

O advento da tecnologia da computação levou à criação e ao desenvolvimento de novas formas de ensino da arte musical. O surgimento das tecnologias de computação musical (MCT) foi a base para a criação tanto de novas formas no processo educacional quanto de novos sujeitos, o surgimento de novas disciplinas e novas tendências educacionais no sistema de uma educação musical contemporânea. Esses novos assuntos, como "Informática Musical", "Trabalho Criativo de Música de Computador", "Arranjo e Composição de Computador, Programação de Som e Timbre", "Instrumentos Musicais Eletrônicos" e muitos outros, refletem totalmente a essência das mudanças que ocorreram em abordagens para o estudo da arte musical. Este artigo analisa a possibilidade de incluir um modelo integrativo para o espaço semântico da música, desenvolvido com a participação do destacado cibernético, o cientista Mikhail Borisovich Ignatyev, em um processo educacional musical contemporâneo.

Biografia do Autor

Irina Borisovna Gorbunova, Herzen Russian State Pedagogical University

Professora do Departamento de Educação Digital do Instituto de Tecnologias da Informação e Educação Tecnológica, Chefe e Pesquisador Chefe do Laboratório de Educação e Métodos de Tecnologias De Informática Musical na Universidade Pedagógica Estadual Herzen da Rússia, São Petersburgo, Rússia.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Gorbunova, I. B. (2020). O modelo integrativo para o espaço semântico da música e um processo educacional musical contemporâneo: a herança científica e criativa de Mikhail Borisovich Ignatyev. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.2-13. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial940p.2-13

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA