Avaliação por pares de orientadores de pesquisa e efeitos sobre os investimentos na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial938p.49-56

Palavras-chave:

Docência, Avaliação por pares, Academia, Medidas de desempenho, Qualidade de ensino

Resumo

Nos últimos anos, as pesquisas sobre medidas de desempenho do corpo docente aumentaram. Embora as revisões por pares sejam parte integrante do trabalho do corpo docente e exijam investimento de tempo, normalmente não são consideradas na medição do desempenho do corpo docente. O objetivo desta pesquisa foi investigar associações entre as avaliações do desempenho dos pares como orientadores de pesquisa e as percepções do ensino. Empregamos a Análise Fatorial Exploratória, seguida por Modelagem de Equações Estruturais, para testar a adequação do nosso modelo. Os resultados mostram que quanto mais forte é a satisfação em avaliar o desempenho dos colegas como conselheiros, maior é a importância percebida do ensino. A excelência no ensino também afeta as percepções do ensino. Além disso, as docentes obtiveram mais satisfação ao avaliar seus pares do que os homens. Argumentou-se que não há associação entre ensinar e avaliar o desempenho dos pares como consultores de pesquisa. Os achados deste estudo suprem a lacuna da literatura no que diz respeito à ligação entre qualidade de ensino e pesquisa, utilizando a teoria da Projeção.

Biografia do Autor

Eyal Eckhaus, Universidade Ariel

Department of Economics and Business Administration, Ariel University, Ariel, Israel.

Nitza Davidovitch, Ariel University

Atua em cargos de ensino e administrativos na Ariel University. Atualmente é diretora de desenvolvimento e avaliação acadêmica. Suas áreas de interesse de pesquisa incluem desenvolvimento de currículo acadêmico, desenvolvimento de instrução acadêmica, consciência do Holocausto e identidade judaica, programas de intercâmbio de estudantes com a Alemanha e a Polônia, preservação da herança de seitas judaicas e educação moral.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Eckhaus, E., & Davidovitch, N. (2020). Avaliação por pares de orientadores de pesquisa e efeitos sobre os investimentos na docência. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.49-56. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial938p.49-56

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA