Tecnologias educativas e plataformas digitais na gestão educacional

o que evidenciam os estudos académicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial927p.24-38

Palavras-chave:

Plataformas Digitais;, Gestão Educacional;, Contributos das PD, Constrangimentos na utilização das PD

Resumo

A integração de plataformas digitais (PD) no sistema escolar português visou otimizar os processos de ensino aprendizagem, de gestão e administração educacional e de comunicação entre profissionais. No quadro desta problemática esta investigação apresenta uma leitura sobre a utilização de PD na gestão educacional dos agrupamentos de escolas, em Portugal, construída através da análise dissertações de mestrado e teses de doutoramento desenvolvidas sobre esta temática. Os resultados revelam que os temas mais investigados se relacionam com a relação entre as PD e a comunicação e gestão de informação e a relação escola-família. Identificam-se ainda como contributos das PD a melhoria dos processos comunicacionais, da relação escola-família e da agilização de processos e como constrangimentos a falta de condições e de suporte técnico aos professores, bem como falta formação especifica. São apontadas algumas sugestões relacionadas com o reforço e atualização de equipamentos e a promoção de ações de capacitação.

Biografia do Autor

Preciosa Fernandes, Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Preciosa Fernandes é Professora Associada na Faculdade de Psycologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP. Tem como principais interesses de investigação: políticas e práticas de currículo; avaliação de escolas e educacional; formação de professores e desenvolvimento profissional, nessecidades educativas especiais e educação para a saúde, e pedagogia no ensino superior. Participou e coordenou vários projetos de investigação nacionais e internacionais. É autora e co-autora de vários artigos científicos e capítulos de livro sobre currículo e educação.

Carla Figueiredo, Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Carla Figueiredo é Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem como principais interesses de investigação políticas e práticas educativas, currculares e de avaliação; desenvolvimento do currículo; avaliação; avaliação de escolas; avaliação institucional. É autora e co-autora de vários artigos científicos e de capítulos de livro sobre avaliação, currículo e educação. Participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre educação, avaliação e currículo. Tem experiência como perita externa da Inspeção Geral para a Ciência e Technologia (IGEC) e como avaliadora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior; e ainda como consultora externa de escolas e formadora de professores.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Fernandes, P., & Figueiredo, C. (2020). Tecnologias educativas e plataformas digitais na gestão educacional: o que evidenciam os estudos académicos. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.24-38. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial927p.24-38

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA