Práticas pedagógicas para o desenvolvimento do letramento empreendedor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial923p.39-48

Palavras-chave:

Ensino do empreendedorismo, Educação empreendedora, Empreendedorismo

Resumo

Apresentam-se os resultados quantitativos de uma pesquisa de tese que teve como foco o ensino do empreendedorismo mediado por metodologias de Abordagem Colaborativa. Por meio de uma pesquisa-ação, ministrou-se, durante um semestre, tópicos de empreendedorismo em uma turma de 44 alunos da graduação de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. No primeiro e último dia de aula, os alunos responderam a um questionário denominado de Instrumento de Medida do Conhecimento Empreendedor Básico (IMCEB) a fim de aferir aspectos do saber empreendedor de cada um. Ao término do semestre, comparou-se a média de desempenho do grupo na primeira e segunda aplicação do IMCEB, mediante testes de estatística, a fim de verificar se a diferença observada poderia ser considerada significativa. Evidenciou-se um aumento significativo na média de acertos, e assim, discute-se que uma das hipóteses para explicação desse acontecimento, deriva das práticas de ensino adotadas na disciplina.

Biografia do Autor

Valdemir José Máximo Omena da Silva, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino pela Univates em PPGEnsino. Bolsista (FAPERGS – CAPES).

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Educação. Docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e do Mestrado Acadêmico em Ensino da Univates

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Docente do Curso de Letras da Univates

Sarah Patrícia Aguiar e Silva Omena, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Ensino da Univates

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Silva, V. J. M. O. da, Martins, S. N., Forneck, K. L., Vizzotto, P. A., & Omena, S. P. A. e S. (2020). Práticas pedagógicas para o desenvolvimento do letramento empreendedor. Laplage Em Revista, 6(Especial), p.39-48. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial923p.39-48

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA