Revalidação de diplomas estrangeiros no brasil

destaques da literatura científica

Palavras-chave: Política educacional. Revalidação de diploma. Diplomas estrangeiros.

Resumo

Objetiva-se apresentar “estado da arte” sobre revalidação de títulos estrangeiros, por meio de revisão sistematizada. Com a utilização dos descritores “revalidação de diploma” e “diploma estrangeiro”, em 6 dos principais bancos de dados do Brasil, foram encontrados 44 trabalhos, dos quais 12 focavam o assunto. Foi possível observar que 83,33% dos estudos analisados tratam de diplomas de medicina após os anos 2002, o que se justifica pela demanda crescente de pedidos de revalidação neste período e área. Também, verifica-se foco de interesse sobre a temática na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), uma vez que cerca de 42,86% dos autores que publicaram sobre o assunto têm vínculo com essa instituição. Pode-se notar que apesar das ações do Estado brasileiro que age por meio de políticas específicas e centralizadoras, a literatura incipiente revela que, ainda, há embates e tensões sobre o assunto.

Biografia do Autor

Dâmaris Pereira dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Formada em Educação Física (UNIGRAN) e Pedagogia (Faculdade Paulista São José - 2017). Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade (FAESI). Professora da Rede Municipal de Itaporã (MS). Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados [UFGD]

Doutora e Mestre em Educação. Docente e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Santos, D., & Real, G. C. (2020). Revalidação de diplomas estrangeiros no brasil. Laplage Em Revista, 6(2), p.149-160. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062915p.149-160