A formação do gestor educacional e os desafios da atuação profissional

Palavras-chave: Formação do gestor escolar. Formação inicial e continuada. Desafios da gestão.

Resumo

Este estudo objetiva analisar a formação dos gestores escolares e as principais necessidades formativas para o enfrentamento dos desafios da profissão. A pesquisa define-se como exploratória-descritiva. Como campo empírico, selecionou-se uma rede particular de ensino do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos mediante um questionário online elaborado com o apoio da plataforma Survio. Os dados da realidade pesquisada revelam alguns desafios  relacionados à formação dos gestores, tais como a insatisfação com a graduação; diretores que assumem a profissão sem experiência prévia ou ainda, com formação fora da área educacional; predomínio da concepção técnico-científica de gestão; dentre outros, sinalizando para dois direcionamentos importantes: o investimento em programas de formação para gestores iniciantes e programas para o desenvolvimento contínuo ao longo da carreira. Ressalta-se a importância de novas pesquisas que possibilitem ampliar o entendimento e os olhares para a formação dos gestores.

Biografia do Autor

Gladmir da Veiga Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo [UNASP-EC]

Mestre em Educação pelo UNASP. Diretor de Educação da Rede Adventista para a Região Centro e Norte do Espírito Santo.

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo - EC

Doutora e Mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP. Docente no  Mestrado em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Pesquisadora em  Currículo e Formação de Professores. Coordenadora do grupo de pesquisa FORME- Formação de Educadores.

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Santos, G. da, & Keller-Franco, E. (2020). A formação do gestor educacional e os desafios da atuação profissional. Laplage Em Revista, 6(2), p.123-136. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202062913p.123-136