O coordenador pedagógico no ensino médio: pensar a práxis e construir outros caminhos

Daniele Xavier Ferreira Giordano, Paulo Gomes Lima

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir o papel do coordenador pedagógico no Ensino Médio da escola de educação básica em meio à constituição de sua identidade e a práxis docente. Num levantamento preliminar identificamos um reduzido número de trabalhos que estabelecem relação entre o coordenador pedagógico no Ensino Médio, descoberta relevante, visto a centralidade que este profissional assume no desenvolvimento de atividades-meio frente a uma etapa que tem apresentado resultados insatisfatórios no âmbito pedagógico e de devolutiva social. A metodologia que utilizamos foi a pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura especializada. Pudemos identificar que o coordenador pedagógico é fundamental no desenvolvimento da planificação pedagógica, acompanhamento e projeção dos resultados dos discentes, portanto, necessário que o desenvolvimento de sua práxis ganhe contornos e apoio das políticas públicas, o que poderá fortalecer o Ensino Médio em sua totalidade.


Palavras-chave


Coordenação pedagógica. Ensino médio. Identidade e práxis docente.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial782p.112-126

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ISSN:2446-6220

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