A implantação das dcnerer nas escolas públicas: um desafio possível e inadiável para a gestão escolar

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Michelly dos Santos Gonçalves

Resumo


A Lei nº 10.693/2003 tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no currículo escolar e provocou um deslocamento epistêmico para o currículo e a prática pedagógica. O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa realizada em uma escola estadual de Campo Grande – MS que desenvolve projetos interculturais voltados para a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. Por meio de entrevista e questionário, os resultados apontaram que existe um movimento afirmativo na escola que possibilita práticas pedagógicas interculturais de valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.


Palavras-chave


Educação para as Relações Étnico-Raciais. Gestão escolar. Descolonialidade Curricular.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial780p.83-97

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ISSN:2446-6220

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