A importância da gestão democrática para a implementação das políticas curriculares de ação afirmativa e sua relação com a formação de gestores

Rosana Batista Monteiro

Resumo


O presente texto busca refletir sobre a relação entre formação continuada de educadores, gestão escolar democrática e a implementação do que denominamos de política curricular de ação afirmativa. Tal política curricular de ação afirmativa é constituída pelo conjunto de instrumentos legais - a Lei Federal n. 10639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 (LDB), incluindo os artigos 26 A e 79 B; o Parecer CNE/CP 03 de 2004 e a Resolução CNE/CP 01/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCNERER). A partir das atividades de extensão realizadas pelo Grupo de Pesquisa Educação, Território Negros e Saúde (ETNS), o artigo mostra a importância da gestão escolar democrática e participativa para a implementação da referida política curricular e da necessidade de formação de gestores nesta perspectiva.


Palavras-chave


Gestão democrática. Currículo. Ações afirmativas. Formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial779p.71-82

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