Gestão educacional multirreferencial

Joaquim Gonçalves Barbosa

Resumo


A partir do debate ocorrido no I Colóquio Nacional em êxito escolar, empoderamento e ascensão social, realizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, de 11 a 13 de junho de 2018 foi possível desenvolver reflexões sobre a escola na ótica do gestor e da equipe gestora. Nós discutimos contribuições que a abordagem multirreferencial pode oferecer para uma gestão da educação voltada para a inclusão do sujeito criador de sentido? O propósito, portanto, é discutir as contribuições que a abordagem multirreferencial, com sua proposição epistemológica plural, assumidamente heterogênea, permite ao sujeito ver a vida, o trabalho de gestão na educação e a si próprio, de modo a possibilitar a retomada de sua capacidade instituinte, potencializadora de uma perspectiva afirmativa, incluindo sua subjetividade e a questão do sentido. Ainda neste universo, o Diário de Pesquisa é apresentado como recurso com potência formativa do gestor/sujeito ou gestor autorcidadão.


Palavras-chave


Gestão escolar. Multirreferencialidade. Diário de pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial777p.43-55

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ISSN:2446-6220

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