Entre saberes e identidades, a escola e a mediação sociopedagógica

Ricardo Manuel das Neves Vieira, Ana Maria de Sousa Neves Vieira

Resumo


Este texto discute o papel da escola que se diz para todos e sua articulação com a cultura local, seus etnossaberes e a cultura legítima do Estado-Nação. Procura demonstrar como o conhecimento nunca é neutro e como todo a aprendizagem é feita sob uma base cultural, uma mente cultural. Conscientes de que todo o ensino-aprendizagem produz alterações culturais e identitárias, os autores defendem o papel de uma escola e de um professor mediador de culturas, saberes e identidades, sob pena de que o sucesso escolar signifique a adoção de uma cultura monolítica tida como universalizável e a morte das culturas locais tornando-se os alunos indivíduos oblatos na medida em que rejeitem as suas pertenças e culturas de origem. As etnobiografias surgem neste ensaio como um bom exemplo da mediação intercultural na descoberta de si e dos outros e poderão ser úteis numa gestão escolar inclusiva e plural.


Palavras-chave


Etnossaberes. Etnobiografias. Não neutralidade. Mediação intercultural. Mediação sociopedagógica.

Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Referências


ABDALLAH-PRETCEILLE, M. Vers une pedagogie interculturelle. Paris: INRP, 1990.

BOURDIEU, P. Esboço para uma autoanálise. Lisboa: Ed. 70, 2005.

BOURDIEU, P. Homo academicus. Paris: Ed. Minuit, 1984.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

BRUNER, J. Actos de significado. Lisboa: Ed. 70, 1997.

BRUNER, J. Cultura da educação. Lisboa: Ed 70, 2000.

BRUNER, J. Para uma teoria da educação. Lisboa: Relógio D’ Água, 1999.

CORTESÃO, L. Ser professor: um ofício em extinção? Porto: Afrontamento, 2000.

CUNHA, P. Entre dois mundos. Vida quotidiana de famílias portuguesas na América. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, Ministério da Educação, 1997.

FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. In: FLEURI, R. M. (org.) Intercultura: Estudos emergentes. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora UNIJUÍ, 2002, p. 129-150.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. S.Paulo: UNESP, 2005.

GEERTZ, C. A Interpretação das culturas. RJ: Guanabara, 1989.

GEERTZ, C. O Saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

ITURRA, R. A Construção social do insucesso escolar. Lisboa: Escher,1990b.

ITURRA, R. Fugirás à escola para trabalhar a terra: ensaios de antropologia social sobre o insucesso escolar. Lisboa: Escher,1990a.

JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

MACEDO DE SÁ, S.M.; MACEDO, R. S. Etnocurrículo, etnoaprendizagem: a educação referenciada na cultura. São Paulo: Loyola, 2015.

PATRÍCIO, M. Lições de axiologia educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.

PERRENOUD, P. A Pedagogia na escola das diferenças. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PERRENOUD, P. O Oficio do aluno e o sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora,1995.

SANTOS, B. Por uma conceção multicultural de direitos humanos. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 48, 1997. pp 11-32.

VIEIRA, A. e VIEIRA, R. Mediações socioculturais em territórios educativos. In: VIEIRA, R. e outros (ORGS.). Conceções e práticas de mediação intercultural e intervenção social. Porto: Afrontamento, 2017. p. 29-56.

VIEIRA, A. e VIEIRA, R., Pedagogia social, mediação intercultural e (trans)formações. Porto: Profedições, 2016.

VIEIRA, A. Educação social e mediação sociocultural. Porto: Profedições, 2016.

VIEIRA, R. e VIEIRA, A. Construindo pontes e travessias: das mediações sociais à mediação intercultural, Revista Medi@ções, 2017. p. 44-56.

VIEIRA, R. e VIEIRA, A. Fronteiras da identidade, mediação intercultural e trânsitos do self. In: NASCIMENTO, A. BACKES, J. (Orgs.). Inter/multiculturalidade, relações étnico-culturais e fronteiras da exclusão. Campinas: Mercado de Letras, 2015. p. 229-258.

VIEIRA, R. Educação e diversidade cultural: notas de antropologia da educação. Porto: Afrontamento, 2011.

VIEIRA, R. Entre a escola e o lar. Lisboa: Escher, 1992.

VIEIRA, R. Entrevista etnobiográfica: a auto e a heterodescoberta de sentidos. In: Actas do V Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia: sociedades contemporâneas, reflexividade e acção, Braga, 2004. p. 72-80.

VIEIRA, R. Histórias de vida e identidades. Porto: Afrontamento,1999.

VIEIRA, R. Identidades pessoais, Lisboa: Ed. Colibri, 2009.

VIEIRA, R. Life stories, cultural métissage and personal identities. In: SAGE Open, Jan 2014, 4(1), p. 1-13. The online version of this article can be found at: http://sgo.sagepub.com/content/4/1/2158244013517241.

VIEIRA, R. Vidas revividas: etnografia, biografias e a descoberta de novos sentidos. In: CARIA, T. (Org.). Metodologias etnográficas em ciências sociais. Porto: Afrontamento, 2003. p. 77-96.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial776p.31-42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC