Gestão escolar: contextos e perspectivas dialogais

Paulo Gomes Lima

Resumo


O presente dossiê, organizado pelos professores Joaquim Gonçalves Barbosa (UFSCar/UERN), Rosana Batista Monteiro (UFSCar)  e Iracema Santos do Nascimento (USP), é um recorte de manifestações possíveis de espaços de diálogo e aperfeiçoamento de contextos que são e fazem diferença na vida dos cidadãos, enquanto sujeito de direitos (e deveres). Nessa projeção, os trabalhos desenvolvidos um a um,  desde de sua proposta inicial às considerações finais são realistas, cada um e à sua maneira, conferem pistas de que a educação tem jeito, ou seja, não pode ser projeto top-down de determinado governo ou de políticas contencionistas, cuja preocupação é o cunho economicista,  mas, orientado em sua essência para dimensionar a garantia do direito, ainda que dentro de determinados eixos de discussão; visto se entender que há possibilidade de desdobramentos das pautas e agendas políticas, consoante o amadurecimento e luta social pelos mesmos.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, Paz e Terra, 2000.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020195especial772p.1-2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC