Planos municipais de educação de Mato Grosso do Sul: monitoramento e avaliação na região do cone sul

Fabio Perboni, Josiane Caroline de Souza Salomão Corrêa

Resumo


A investigação em tela integra-se à pesquisa interinstitucional denominada “Monitoramento dos Planos Municipais de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e Paraná”. O presente texto elege como recorte sete municípios que compõe a região do Cone Sul do Mato Grosso do Sul. parte-se da problemática da investigação do monitoramento de políticas públicas, analisando o processo de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa documental, tendo como escopo toda a produção normativa sobre o monitoramento dos planos produzida em âmbito federal (FNE, SASE, PNE) e dos Conselhos Municipais de Educação e/ou comissões elaboradas para o monitoramento e avaliação dos Planos Municipais em âmbito dos municípios. Depreende-se que os municípios analisados apresentam dificuldades em efetivar um processo participativo de monitoramento e avaliação que, dessa forma, se convertem em atividades tecnoburocrática, restritas ao preenchimento de informações para os órgãos nacionais.


Palavras-chave


Políticas educacionais. Plano municipal de educação. Monitoramento. Planejamento educacional.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201953690p.101-109

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