Monitoramento e avaliação do PME de Jataí-GO: desafios da educação

Ari Raimann, Rosângela Henrique da Silva Farias

Resumo


Este texto analisa o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Jataí-GO, procurando identificar sincronias e discrepâncias entre as duas dimensões. A pesquisa documental baseada na perspectiva histórico crítica busca desvelar o que permeia os discursos presentes nos textos oficiais por slogans produzidos pelo capital.  Metodologicamente, o artigo destaca os conceitos de avaliação, monitoramento, planejamento e controle social, os dois primeiros pelo Ministério da Educação - a linguagem do governo, contrapondo com autores como Bordignon (2009), Freire (2004),  Lima (2009, 2018), Marx(2011), Saviani (2002, 2018) e Shiroma (2005), buscando compreender a totalidade e as contradições das relações sociais presentes no contexto de monitoramento e avaliação do PME de Jataí-GO.  Como resultado, percebe-se que é possível vislumbrar possibilidades de um projeto de sociedade, de educação e de ser humano sustentado por uma qualidade socialmente referenciada, embora o forte empenho do sistema em manter a situação reinante.


Palavras-chave


Monitoramento. Avaliação. Plano municipal de educação. Controle social.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201953687p.67-77

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ISSN:2446-6220

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