Plano Municipal de Educação de Sorocaba/SP: a construção da gestão democrática na educação

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, Paulo Gomes Lima

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a atuação do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba/SP durante o período de elaboração do Plano Municipal de Educação sob a gestão do partido da Social Democracia Brasileira - PSDB. Utilizou-se como metodologia o emprego de entrevistas com os conselheiros, observações e análise documental, atas do C.M.E.SO. Por fim, concluímos  que o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba/SP contribuiu para a democratização da gestão pública do município, mesmo diante de enfrentamentos políticos que tomaram lugar nas etapas preparatórias do Plano Municipal de Educação. Os resultados indicam que, apesar do aspecto positivo da busca por participação, ainda existe um longo caminho a ser percorrido que substitua a forma atual de funcionamento, mais burocrática.


Palavras-chave


Plano municipal de educação. Conselho municipal de educação. Gestão democrática. Sorocaba/SP.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201953683p.19-30

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ISSN:2446-6220

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