A animação sociocultural, a educação social e os desafios da contemporaneidade

Marcelino de Sousa Lopes

Resumo


O artigo a Animação Sociocultural, a Educação Social e os Desafios da Contemporaneidade parte de uma perspetiva diacrónica para a sincrónica e visa refletir sobre o contributo da Animação Sociocultural e da Educação Social para a autonomia e o desenvolvimento social, cultural e educativo do ser Humano. Aborda a polissemia existente no terreno social, as fontes, os paradigmas, fundamentos bem como as similitudes e diferenças existentes entre a Animação Sociocultural e a Educação Social e os perfis técnicos dos respetivos agentes de intervenção. Analisa ainda as diferentes fases da pedagogia social, reflete sobre as matrizes ibéricas da educação social e projeta os diferentes âmbitos de intervenção da Educação Social e Animação Sociocultural.  Procura também estabelecer pontes para o futuro e aferir da importância da Animação Sociocultural / Animador Sociocultural e Educação Social / Educador Social para o tempo vindouro de forma a responder aos complexos desafios da contemporaneidade.


Palavras-chave


Educação social. Animação sociocultural. Pedagogia social.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201952664p.61-74

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ISSN:2446-6220

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