A pesquisa “com” e a pesquisa “de”: um estudo sobre as pesquisas e a formação de professores da pequena infância

Andrea Braga Moruzzi, Cleonice Maria Tomazzetti

Resumo


O artigo apresenta análise preliminar de uma investigação cujo objetivo foi levantar e problematizar as pesquisas “com” professores e as pesquisas “de” professores de educação infantil, tendo como pressuposto inicial que as pesquisas se dão a partir de escolhas que são políticas. O ponto de partida da análise configurou-se no interior dos debates do campo da educação infantil e, considerando que há um distanciamento entre a formação de professores e os debates que se inserem no campo da educação infantil, partimos da premissa de que não é possível falar de formação de professores de modo genérico e universal, verificando em trabalhos científicos apresentados na ANPED entre 2010 e2017, amaneira pela qual a pesquisa “de” e a pesquisa “com” professores vem sendo realizada. O levantamento indicou o frágil diálogo do campo da formação de professores com a especificidade do campo da educação infantil, refletido na caracterização das pesquisas apresentadas.


Palavras-chave


Formação de Professores. Educação Infantil. Pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOWICZ, A; TEBET, G.G.C. Constituindo o bebê como um conceito teórico no interior da sociologia da infância. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 36, 2013, Goiânia. Anais... São Paulo: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt07_trabalhos_pdfs/gt07_3164_texto.pdf. Acesso em: 10 nov.2018.

ALVES, B.M.F. Linguagem e educação infantil: o que contam as professoras sobre o trabalho pedagógico? In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-4507.pdf. Acesso em: 10 nov.2018.

ARAÚJO, S.M.S. História de vida de professoras: reflexões contextuais sobre a docência. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1524_int.pdf.

BRAGAGNOLO, R. I; RIVERO, A. S; WAGNER, T. Entre meninos e meninas, lobos, carrinhos e bonecas: a brincadeira em um contexto da educação infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 36, 2013, Goiânia. Anais... São Paulo: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt07_trabalhos_pdfs/gt07_3157_texto.pdf.

BRANT, P.R.S.S. A invenção da professora de educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis na década de 1970. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_1340.pdf.

BRASIL. CNE/CEB. Resolução nº 5 de 2009, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, de 17 de dezembro de 2009. Brasília. 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf.

BUCCI, L; CORREA, B. C. A vivência em uma pré-escola e as expectativas quanto ao ensino fundamental sob a ótica das crianças. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-1799_int.pdf.

CAMPELO, T.S. Aprendizagem da docência no PIBID: a parceria universidade-escola básica e o desenvolvimento da postura investigativa. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_53.pdf.

CAMPOS, M.M. A formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em debate. Educ. Soc. [online]. 1999, vol.20, n.68, pp.126-142. ISSN 0101-7330. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301999000300007. Acesso: 10 nov.2018.

CAMPOS, M.M. Educar crianças pequenas: Em busca de um novo perfil de professor. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 121-131, jan./dez. 2008. Disponível em: http://www.esforce.org.br/. Acesso: 10 nov.2018.

CAMPOS, R; BARBOSA, M.C.S. A obrigatoriedade da matrícula na pré-escola em tempos de “Terceira Via”. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_1114.pdf.

CASTRO, J. S. A constituição da linguagem entre os e dos bebês no espaço coletivo da educação infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 36, 2013, Goiânia. Anais... São Paulo: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt07_trabalhos_pdfs/gt07_3001_texto.pdf.

CONCEIÇÃO, C.M.C; FISCHER, B.T. D. Berços, fraldas, mamadeiras, chupetas e sucatas: Cultura de creche aqui e lá, ontem e hoje. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-4212.pdf.

COSTA, B.M.F. Processos de interação das crianças no meio técnico-científico informacional. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 33, 2010, Caxambu. Anais... São Paulo: ANPED, 2010. Página não encontrada online.

DRUMOND, V. O estágio na educação infantil: o olhar das estagiárias. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-4266.pdf.

DUARTE, J.R.G. Uma experiência de formação continuada de professores: a formação de rede. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1916_int.pdf.

FIORIO, A.F.C. Infância e educação: as crianças saíram da foto e entraram nas salas de aula. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 33, 2010, Caxambu. Anais... São Paulo: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT07-6640--Res.pdf.

FREITAS, L.A.N. O espaço da linguagem musical na educação infantil segundo a abordagem de Reggio Emilia. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-4499.pdf.

GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Relatório. UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf.

GAUDIO, E.S. Dimensão étnico-racial na educação infantil: um olhar sobre: a perspectiva das crianças. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-3713.pdf.

GIRÃO, F. M. P; BRANDÃO, A. C. A. P. Produção coletiva de textos na educação infantil: uma análise dos saberes docentes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-1779_int.pdf.

GUEDES, A. O. O professor de educação infantil, a arte e a educação estética: percursos de um grupo de pesquisa. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_689.pdf.

HAGE, M.S.C; FELDMANN, M.G. Histórias e memórias docentes na Amazônia Paraense: O cenário da formação do professor de Educação Infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3835.pdf.

LA ROCA, M.E.C. A formação do professor de educação infantil: interfaces Luso-brasileiras. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/formacao-do-professor-de-educacao-infantil-interfaces-luso-brasileiras.

LEANDRO, F.C.B. O jogo protagonizado infantil como um ato artístico em sala de aula: uma abordagem vigotskiana. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_351.pdf.

LOUZADA, V.C.R. Cadernos pedagógicos para a pré-escola: a educação infantil em tempos de retrocesso. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_699.pdf.

MACHADO, I.M.C. Registros pedagógicos de professoras da educação infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 33, 2010, Caxambu. Anais... São Paulo: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT07-6102--Int.pdf.

MAIA, M.N.V.G. Datas comemorativas – uma construção ideológica que persiste na educação infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_25.pdf.

MARQUES, A.C.T.L. A documentação pedagógica no cotidiano da educação infantil: Estudo de caso em Pré-Escolas Públicas. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-3559.pdf.

MEDEIROS, F.V. Infância: composições ziguezagueantes de uma experiência "Plunct Plact Zum”. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/infancia-composicoes-ziguezagueantes-de-uma-experiencia-plunct-plact-zum.

MORUZZI, A.B.; SILVA. B. N. B.; BARROS, B.C. Formação de professores da educação infantil: a especificidade em questão. In: ABRAMOWICZ, A.H.; CANELLA, A. (org). Educação infantil: A luta pela infância. São Paulo: editora Papirus, 2018. p. 175-208.

MOTTA, F.M.N; QUEIROZ, I.L. Do outro que me constitui: o Proinfantil e a construção da identidade docente. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3925.pdf.

NASCIMENTO, E. R.; SANTOS, A. V. Cuidado ou educação? A prática educativa nas creches comunitárias de Curitiba. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 33, 2010, Caxambu. Anais... São Paulo: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT07-6838--Int.pdf.

NEVES, V.F.A. Produção acadêmica sobre leitura e escrita na educação infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_812.pdf.

NOGUEIRA, E. G. D; ALMEIDA, O. A. Há luz no início do tunel? A formação de professores iniciantes em educação infantil e dos acadêmicos residentes em foco. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-2556_int.pdf.

NOGUEIRA, E.G.D; ALMEIDA, O.A; MELIM, A.P.G. A docência expressa nas visões e nas vozes de professores iniciantes e acadêmicos: Revelações na/da pesquisa-formação. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 36, 2013, Goiânia. Anais... São Paulo: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3327_texto.pdf.

OLIVEIRA, C.E.A. Fios de temporalidades na educação infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 35, 2012, Porto de Galinhas. Anais... São Paulo: ANPED, 2012. Disponível em: htt.p://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-1658_int.pdf

OLIVEIRA, H.R. A pesquisa sobre formação de professores para os usos da avaliação na educação básica no gt08 da ANPED no período de 2005-2015. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_741.pdf.

PELIZZONI, G.M. Sobre a delicada arte de traduzir a cultura da infância em cultura da escola. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-4165.pdf.

PEREIRA, S.T; DRAGONE, A.A. O direito à creche das crianças em situação de pobreza: o caso do Brasil carinhoso. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_1059.pdf.

PIMENTA, C.O. Avaliação da educação infantil: características de iniciativas municipais paulistas. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_1122.pdf.

PINTO, M.F.N. Regulação da política pública de educação infantil em Belo Horizonte: reflexões sobre a proposta curricular. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_1010.pdf.

REBELO, A. H. M; BUSS-SIMÃO, M. Formas regulatórias na educação infantil: retratos a partir da perspectiva das crianças. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_379.pdf.

REBOLO, F.; BROSTOLIN, M.R. Os encantamentos da docência na voz de professoras iniciantes na Educação Infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 37, 2015, Florianópolis. Anais... São Paulo: ANPED, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4231.pdf.

REIS, L.M.S. Inserção e vivências cotidianas: como crianças pequenas experienciam sua entrada na educação infantil? In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 36, 2013, Goiânia. Anais... São Paulo: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt07_trabalhos_pdfs/gt07_2944_texto.pdf.

REIS, R.F. Entre dúvidas e incertezas: os motivos para a escolha do curso e a opção pela docência por estudantes de Pedagogia. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 34, 2011, Natal. Anais... São Paulo: ANPED, 2011. Página não encontrada online.

RIVERO, A.S; ROCHA, E.A.C. O brincar e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_1024.pdf.

RODRIGUES, P.A.M. Aproximações e propostas de parceria entre universidade e escola na formação de professores: Uma análise a partir dos trabalhos apresentados nas últimas cinco edições da ANPED (2010-2015). In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1202.pdf.

ROSEMBERG, F.; MARIANO, C.L.S. A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.693-728, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a03.pdf.

SILVA, M.M. O que dizem as pesquisas sobre o encontro entre crianças e literatura na escola? In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_291.pdf.

SILVA, T.R. Que cor é a minha cor? A autoidentificação racial das crianças na educação infantil. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_638.pdf.

SOUZA, V.C. Qualidade dos cursos de pedagogia: discurso e prática da base docente. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 36, 2013, Goiânia. Anais... São Paulo: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2600_texto_valdinei_costa_souza.pdf.

TRIPODI, M.R.F. Oferta de educação infantil em planos municipais de educação (2014-2024): perfis e tendências. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 38, 2017, São Luiz. Anais... São Paulo: ANPED, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT07_950.pdf.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020184especial586p.71-85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC