Políticas públicas, formação de professores e práticas de alfabetização e letramento: o curso de especialização em docência na educação infantil

Ana Paula Gaspar Melim, Ordália Alves Almeida

Resumo


Este artigo aborda experiências de formação continuada de professores de Educação Infantil, oferecidas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em parceria com a Coordenadoria de Educação Infantil – COEDI/SEB/MEC e União Nacional de Dirigentes Municipais/UNDIME, que operacionalizaram o curso de especialização em “Docência na Educação Infantil”. Investigamos concepções da(s) professores/as, processos vivenciados na disciplina “Cotidiano e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil – Letramento”, a partir de análises das narrativas da(s) professores/as de Educação Infantil, da rede municipal de Campo Grande/MS, que participaram do curso, especialmente sobre a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento. A experiência vivida ampliou espaços de discussões acerca da formação de professores, evidenciando a necessidade de fomentar políticas públicas de formação, bem como promovendo reflexões a respeito do trabalho de práticas de alfabetização e letramento na Educação Infantil.


Palavras-chave


Políticas Públicas. Formação de professores. Alfabetização e letramento. Docência na educação infantil.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

GARCIA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Tradução de José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

MELLO, S. A. O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil: contribuições de Vigotski. In: FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. (orgs). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Polêmicas do nosso tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Disponível em: www.cereja.org.br/arquivos_upload/magda_soares_reinvencao.pdf. Acesso em: 23 Ago. 2006.

SOUZA, E. C. de. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Revista Educação. Pesquisa (auto)biográfica, experiência e formação. Vol. 34, n.2. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842479p.133-141

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC