Alfabetização na gestão democrática escolar: alguns apontamentos

Andréia Vicência Vitor Alves, Alessandra Domingos de Souza

Resumo


A gestão democrática escolar se constitui em um fator importante para a promoção da formação humana e para a cidadania. Considerando que a gestão educacional abrange todos os aspectos relacionados à educação escolar (pedagógicos, políticos, administrativos e financeiros) sendo o modo de organização da escola, bem como da organização do processo de ensino-aprendizagem realizado em sala de aula, este artigo busca apreender alfabetização no contexto da gestão democrática escolar, isso por meio de pesquisa bibliográfico sobre o tema. Concluímos que a gestão democrática escolar tem um papel imprescindível no processo de alfabetização dos alunos ao possibilitar que a escola se torne um espaço de ensino e aprendizagem que respeite as diferentes visões e propicie a participação da comunidade escolar e local na construção do projeto educacional da escola conforme os seus anseios, que o aluno aprenda na escola e apesar dela, e esteja preparado para a vida.


Palavras-chave


Educação básica. Gestão democrática. Alfabetização.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842477p.114-122

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ISSN:2446-6220

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