Alfabetização e formação de professores: potencialidades e limites segundo coordenadores locais do PNAIC-Mato Grosso

Cancionila Janzkovski Cardoso, Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues, André Luís Janzkovski Cardoso

Resumo


O objetivo deste texto é analisar o processo de formação de professores alfabetizadores do PNAIC-Mato Grosso, restrito aos anos de 2013 a 2015, na perspectiva dos Coordenadores Locais, evidenciando potencialidades e limites desta política pública de formação. O corpus é composto por 180 comentários, oriundos de pesquisas Survey, realizadas anualmente, sendo 63 de 2013, 60 de 2014 e 57 de 2015. A pesquisa valeu-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2002) para o tratamento e sistematização dessa massa de dados, chegando a seis categorias: apoio, atuação, avaliação, mudança, desafios e dificuldades. As categorias retratam percepções dos respondentes, como eles vivenciaram o processo de implementação do PNAIC, suas aprendizagens e percurso formativo (individual e coletivo). Os dados demonstram, também, os desafios e dificuldades enfrentados por docentes que desempenham funções ligadas à gestão (no caso em análise, os Coordenadores Locais), que sinalizam para pontos importantes a serem corrigidos e/ou superados.


Palavras-chave


Alfabetização. Formação de Alfabetizadores. Coordenadores Locais do PNAIC. Potencialidades. Limites.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842475p.82-100

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ISSN:2446-6220

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