PNAIC e a educação básica em Jataí-GO: a importância da formação de professores

Ari Raimann, Ana Kátia Assis Ferreira

Resumo


O objetivo geral desta investigação foi o analisar as mudanças ocorridas na alfabetização de alunos das escolas públicas do município de Jataí-Go, a partir da adesão e implantação do PNAIC, consequentemente da formação de professores. A pesquisa documental, de natureza qualitativa, tomou por base a perspectiva histórico-crítica. O Pacto é norteado por quatro eixos fundamentais: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos, literatura e tecnologias educacionais; avaliação sistemática; e gestão, controle e mobilização social. Tal política pública visa adequar alfabetização e escolarização, promovendo a alfabetização dos estudantes até os oito anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica.  O estudo revela que o conjunto de formação, currículo e diretrizes de cada escola, além da formação oferecida pelo PNAIC, contribuíram para aumentar os níveis de leitura e escrita.


Palavras-chave


Educação. Alfabetização. Educação Básica. PNAIC.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842474p.67-81

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ISSN:2446-6220

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