Análise do processo de gestão do pacto nacional pela alfabetização na idade certa no município de Campo Grande – MS

Vilma Miranda de Brito, Gilvania Marques Rosa Leonardo

Resumo


O presente texto analisou a atuação da gestão escolar no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) buscando apontar sua relação com a qualidade do ensino. Tomou-se como lócus o município de Campo Grande-MS, onde foram realizadas entrevistas com os gestores municipais responsáveis pela implementação da formação continuada nos anos de 2012 a 2017 e com a coordenadora da Instituição de Ensino Superior responsável pela implementação do PNAIC. Constatou-se que o PNAIC, apesar de apresentar organização nos processos de gestão, oferecer subsídios para a formação do professor alfabetizador e materiais para as salas de aula, depende de outras instâncias para que o ensino chegue às turmas de alfabetização com qualidade. Só será possível vislumbrar uma superação dos desafios evidenciados se houver a necessária articulação entre a gestão do PNAIC, a Secretaria de Educação e a gestão escolar.


Palavras-chave


Políticas de formação continuada. Formação docente. Gestão. Qualidade do ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANDA, M. A. de M.; LIMA, A. B. de. Política e gestão do processo alfabetizador: uma análise da implantação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em municípios brasileiros. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação/ANPED – Centro-Oeste. ISSN: 2177 - 4927. Anais... Goiânia – GO, 2014.

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2007.

AZEVEDO, J. M. L. de. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v.27, n.3, p. 361-588, set./dez. 2011. Disponível em: www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/26412/15404. Acesso em 04/05/2016.

BARRETO, E. S. de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20 n. 62, p. 679-701, jul/set. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 out. 1998. Disponível em: . Acesso em: 04/05/2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Pró-Letramento: Programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Guia geral. Brasília: MEC, SEB, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual do Pacto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de formação de professores alfabetizadores: Guia do formador. Brasília: MEC, SEB, 2011.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE). Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em 04/05/2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador Pacto 2015. Coordenação de Formação Continuada de Professores. Brasília: MEC, SEB, 2015a.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Gestão Escolar no Ciclo de Alfabetização. Caderno para gestores. Brasília: MEC, SEB, 2015b.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador PNAIC em Ação 2016. Coordenação de Formação Continuada de Professores. Brasília: MEC, SEB, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador PNAIC em Ação 2017. Coordenação de Formação Continuada de Professores. Brasília: MEC, SEB, 2017.

BRITO, V. M. de; SENNA, E. A política de ampliação do ensino fundamental e sua efetivação no estado de Mato Grosso do Sul. Anais, ANPAE, 2009. Disponível em: http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/356.pdf. Acesso em 04/05/2016.

CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cad. Pesquisa. Nº.116, São Paulo, p. 245-262, Julho/2002.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921-946, out. 2007.

FERNANDES, C. M. B. Formação de professores, ética, solidariedade e cidadania: em busca da humanidade do humano. In: SEVERINO, A. J. et al; SEVERINO, Francisca Eleonora Santos (Org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011.

HÖFLING, E. de M. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Caderno Cedes, XXI, n. 55, nov. 2001

SAVIANI, D. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 743-760, jul.-set. 2013.

SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n 112, p. 981-1000, jul.-set. 2010.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842473p.54-66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC