Alfabetização, gestão escolar e políticas educacionais no Brasil: diálogos e discussões

Paulo Gomes Lima

Resumo


Na várias páginas do presente Dossiê as professoras Maria Alice e Vilma fizeram um rigoroso escrutínio de textos que anunciam, ampliam o debate, denunciam, propõem encaminhamentos sobre a gestão do processo alfabetizador de forma caleidoscópica, isto é, fazem uma tessitura temática de caráter multirreferencial, na qual as interfaces de todas as tratativas das políticas públicas da educação (sem pretender se qualificar como “estado da arte”) foram discorridas etapa por etapa, documento por documento e transversalizadas por leituras críticas, ora a partir de pesquisas empíricas, ora por meio de discussões e reflexões de pesquisadores de renomadas instituições brasileiras e de Portugal. E finalmente chegam à gestão do processo alfabetizador e seus responsáveis tanto em nível de gestores de programas (governamentais e institucionais) até a gestão na escola – trazendo a criança como sujeito ativo, que deve vir antes de qualquer arquitetura, entendendo-se essa (a arquitetura) por conta daquela (a criança, o alfabetizando).


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Referências


LIMA, P.G. Docência e formação universitária no Brasil: desafios e encaminhamentos. Dourados/MS: Editora da UFGD, 2016.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201842468p.1-2

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ISSN:2446-6220

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