A redução de estereótipos e atitudes negativas entre gerações - o contributo da educação intergeracional

Susana Villas-Boas, Natália Ramos, João Amado, Albertina Oliveira, Inmaculada Montero

Resumo


O presente artigo apresenta a educação intergeracional como meio para a redução de estereótipos e atitudes negativas tendo como base a idade e as relações entre as gerações. Começa por se apresentar uma investigação qualitativa realizada por entrevista e aplicada a 20 pessoas de diferentes idades da freguesia do Bonfim da cidade do Porto. Teve como principais resultados: a constatação de que o contato entre as diferentes gerações é muito reduzido; a existência de mais estereótipos negativos do que positivos em relação à geração dos adultos idosos e dos jovens, e queestes estereótipos conjuntamente com diferentes perspetivas e valores de jovens e adultos idosos resultam ematitudes negativas de uma geração em relação à outra. Depois de interpretar e discutir os resultados, o texto termina com a apresentação da exemplificação de como utilizar estes resultados no que considerámos ser uma forma adequada de desenvolver processos pedagógicos intergeracionais.

Palavras-chave


Educação intergeracional. Estereótipos. Preconceitos. Valores.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201733365p.206-220

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ISSN:2446-6220

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