APROPRIAÇÃO DAS TIC EM REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO BAIXO AMAZONAS: ESPECIFICIDADES E DESAFIOS

Doriedson Alves de Almeida

Resumo


Analisamos, nesse texto, políticas públicas ou ações governamentais para inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nos processos de ensino e aprendizagem, analisando especificidades do baixo amazonas.  Partimos da premissa de que estas se subordinam às práxis e ao cotidiano escolar. Planos e metas definidos, desconsiderando as diversas realidades sociais e culturais locais, contribuem para a prevalência do instituinte pelo instituído. Apontamos a necessidade de construção de modelos alternativos de vieses críticos, permitindo maior autonomia e protagonismo para escolas e comunidades, tanto na formulação quanto na implementação e gestão das ações. Faz-se necessária uma inversão da lógica hegemônica que subordina as agendas e objetivo, traçadas em políticas públicas de gabinete. Consideramos inerente a esses processos a adoção e o fortalecimento de mecanismos de participação direta e colaborativa, fundamentais às formulações alternativas aos modelos de gestão utilizados nas políticas ou às ações implementadas pelo Estado brasileiro.


Palavras-chave


Políticas Públicas. Estado. TIC. Educação. Planejamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, D. A. Relações entre Estado, Sociedade e TIC: uma análise das tensões a partir do modelo proposto pelos Pontos de Cultura. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. FACED. UFBA. Salvador. 2011

ALMEIDA, D. A. TIC e educação no Brasil: breve histórico e possibilidades atuais de apropriação. Revista Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. EducaçãoVitória v. 15 n. 2 Ago./Dez. 2009

BECKER, B. K. As amazônias de Bertha K. Becker. 3 volumes. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2015.

BIONDI, A. O Brasil privatizado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

BONILLA, M. H.; OLIVEIRA, M.S. Políticas públicas para banda larga no governo Dilma (2011-2014): potencialidades para conexão das escolas do campo – parte II. Relatório de Pesquisa de Iniciação científica. FACED – UFBA. 2016

BONILLA, M. H.; Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

BONILLA, M. H.; Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Florianópolis: Motrivivência, Ano XXII, nº 34, Jun./2010, p. 40-60. Disponível em . Acessado em 10.04.2017.

CGI.BR. Comitê Gestor de Internet Brasil. TIC e educação 2015: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo. 2016

CUNHA, E. da. Um paraíso perdido: reunião de ensaios amazônicos / Euclides da Cunha; seleção e coordenação de Hildon Rocha. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000.393 p. -- (Coleção Brasil 500 anos)

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Análise e recomendações para as políticas públicas de massificação de acesso à internet em banda larga. Brasília. 2010

PRETTO, N. Políticas públicas educacionais: dos materiais didáticos aos multimídias Trabalho apresentado na 22a. Reunião Anual da ANPED Caxambu-MG, 1999

PRETTO, N. Redes colaborativas, ética hacker e educação. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.3, pp. 305-316.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732350p.123-135



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics - Edubase (SBU/UNICAMP)