O PENSAMENTO COMPLEXO APLICADO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SESC SP

Ana Maria Di Grado Hessel, Werley Carlos de Oliveira

Resumo


 

O artigo relata uma experiência de formação online para funcionários do SESC SP subsidiada pelo software LMS Saba. Trata-se de um estudo de caso que se caracteriza como exploratório, pelo fato de procurar mapear os aspectos da vivência formativa. A pesquisa centra-se nos recursos disponíveis no ambiente virtual e está amparada no pensamento complexo. Conceitos como auto-eco-organização e autopoiese são apresentados no bojo da narrativa, como fundamentos explicativos dos aspectos selecionados no processo de análise e interpretação. Os dados foram coletados no próprio ambiente virtual, nos questionários de avaliação de reação e nos fóruns de discussão. A interpretação dos aspectos considerados relevantes para mapear o impacto do uso do recurso virtual foi organizada sob os títulos: aprendizagem e-learning, comunidades de prática e aprendizagem colaborativa. Os resultados esclarecem que o uso do ambiente virtual desvelou uma nova dinâmica, na qual um modelo colaborativo passou a enriquecer o processo de aprendizagem.

 


Palavras-chave


Ambiente virtual de aprendizagem. Pensamento complexo. Formação online.

Texto completo:

PDF

Referências


CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002.

LAVE, J; WENGER, E. Situated learning: Legitimate Peripheral Participation.

Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1998.

MARIOTTI, H. Pensamento complexo: sua aplicação à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

MATURANA, H.; VARELA, F. De máquinas e seres vivos. autopoiese, a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy, 1995

MCLUHAN, H. M. Understanding media: the Extensions of Man. New York: The New American Library, 1964.

MORAES, M. C. O pensamento ecossistêmico na aprendizagem e na pesquisa educacional. In: OKADA, A. (Org.). Cartografia cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: KCM, 2008.

MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. 3. ed. Tradução Ilama Herneberg. Porto Alegre: Sulina, 2013.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

PINEAU, G. Temporalidades na formação: rumo a novos sincronizadores. São Paulo: TRIOM, 2003.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732346p.150-158



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics - Edubase (SBU/UNICAMP)