CULTURA DIGITAL: UMA COMPREENSÃO DO PODER NAS PERCEPÇÕES ESTÉTICAS NO USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Marcelo Aparecido Freitas Vieira, Margaréte May Berkenbrock-Rosito

Resumo


 

O trabalho apresenta como objetivos compreender a dimensão estética nos processos formativos e interpretar o desenvolvimento da autonomia e da emancipação dos sujeitos da “Geração Z” na Educação Básica, diante da utilização da Tecnologia Educacional Digital, a partir dos dados do CETIC.br. O referencial teórico adotado baseia-se em Adorno e Horkheimer, Schiller, Freire, Gadamer, os quais são adotados para o debate acerca da dimensão estética com destaque para a perspectiva de Papert e Lévy no que tange à Tecnologia da Informação e Comunicação. Os resultados são apresentados por meio das seguintes categorias: a estética do poder “Eu sei” da geração Z, A estética do poder do “Eu digital”. Em oposição, vislumbra-se uma possibilidade de libertação dos fenômenos midiáticos na ampliação de práticas instrumentais tecnológicas, a busca do caminho da conscientização da Cultura Digital no âmbito da relação do sujeito contemporâneo consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

 

Palavras-chave


Educação estética. Tecnologia educacional digital. Cultura digital. Formação do sujeito. Contemporaneidade.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732345p.109-122



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ISSN:2446-6220

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