(DE) FORMANDO O EDUCADOR: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DO PROFESSOR E TUTOR NA EAD

Claudia Coelho Hardagh, Nuria Pons Vilardell Camas

Resumo


O artigo objetiva contribuir com a reflexão da vivência das pesquisadoras na educação, em diferentes modalidades (presencial e a distância) aliada a elementos teóricos, para compreender o processo de inserção do professor universitário nas aulas de modalidade a distancia (EaD), no período de expansão (2010-2016) dos cursos totalmente EaD ou semi-presenciais, em Instituições de Ensino Superior. A questão problematizadora é até que ponto a nossa prática docente, na educação a distância, provoca o distanciamento do professor da sua práxis? Partimos do pressuposto de que é necessário entendermos a dimensão do processo de proletarização, alienação, distanciando do professor de sua práxis, ou seja, de sua autonomia na criação de aulas, gestão do conteúdo e na relação humana com seus alunos para avaliar as consequências para o educador. Discute-se, por fim, o contexto da cibercultura que exige uma nova prática em espaço e tempo virtual para a educação on line.  


Palavras-chave


Práxis. Alienação. Formação de professor. Educação a distância.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CEB-CNE n.41/02, 2002, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0041_2002.pdf. Acessado em abril de 2016.

CENSO EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2015 = Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil 2015/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, 2016.

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

FREIRE, P. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 28ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

MARX, Karl. Manuscritos econômicos filosóficos. São Paulo: Editora Martin Claret, 2001.

NORONHA, O. M. Práxis e Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, n. 20, 2005. Disponívelmem: .Acesso em: 15 fev. 2011.

OYAMA, E. R. O negócio da educação superior: da educação-mercadoria ao capital financeiro. 6º Colóquio Internacional Marx E Engels, Campinas, 2009.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

SILVA, A. de P. O panorama da EAD atual, a legislação brasileira vigente e a globalização. Disponível: . Acesso em 11 de fevereiro de 2010.

SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Quartet, 2000.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, Lea das Graças. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732344p.94-108



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics - Edubase (SBU/UNICAMP)