TECNOLOGIAS MÓVEIS: TABLETS E SMARTPHONES NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Raphael de Oliveira Freitas, Mercedes Carvalho

Resumo


 

O presente artigo trata da utilização das tecnologias móveis (tablets e smartphones) como recursos didáticos para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, a fim de observar como esses instrumentos podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinarão Matemática no Ensino Fundamental. O estudo, de cunho exploratório, foi realizado com os alunos dos cursos de Pedagogia e da Licenciatura em Matemática e aqui apresentamos as análises dos dados coletados na oficina pedagógica realizada com um grupo de alunos composto por estudantes dos dois cursos. As análises dos dados sinalizaram para o interesse destes alunos sobre as possibilidades e limitações do uso das tecnologias móveis como recursos de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio de aplicativos como o SAMD (Multiply e Desafio matemático). Observamos, ainda, que em boa parte da formação inicial desses alunos, faltam propostas que abordem as tecnologias móveis como recursos de aprendizagem matemática.

 


Palavras-chave


Tecnologias Móveis (tablets e smartphones). Aprendizagem. Ensino de Matemática.TIC.

Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, L.; MORAN, J. Aprender a ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: <http://www.grupoa.com.br/revista- patio/artigo/11551/aprender-e- ensinar-com- foco-na- educacao-hibrida.aspx&gt. Acesso: 11 jan. 2017.

BAIRRAL, M. et al. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: editora da UFRRJ, 2015.

BORBA. M. et al. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.

BRITO, G. da S. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. Curitiba: Inter Saberes, 2013.

BRUNO, A. R. Educação Híbrida: múltiplas possibilidades para a aprendizagem contemporânea. In: Semana de educação da UNIFESP: educação para além do ambiente escolar. Diálogos entre a economia e o multiculturalismo, II. Anais. São Paulo: UNIFESP, 2013.

CARVALHO, M. Problemas? Mas que problemas?!: estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 3ª.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

CARVALHO, M. Ensino da matemática em cursos de pedagogia: a formação do professor polivalente. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: 2009.

CARVALHO, M. Estágio na licenciatura em matemática: Observações nos anos iniciais. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2012.

CARVALHO, M. Formação inicial do professor de matemática: utilização das TIC, dispositivos touchscreen dos tablets, no Estágio Supervisionado. Boletim GEPEM, v. 1, p. xx-16, 2015.

CARVALHO, M. Formar o pedagogo para aprender a ensinar matemática com dispositivos digitais: In: Digital technologies and future school, 2016. Disponível em: Acesso: 17 de abr. 2017.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2015.

SACOOL, A. et al. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732341p.47-61



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics - Edubase (SBU/UNICAMP)