ESCRITA EMANCIPATÓRIA, A EXPERIÊNCIA SENSÍVEL E A CORPOREIDADE EM TRABALHOS ACADÊMICOS

Viviane Melo de Mendonça, Geraldo Tadeu de Souza

Resumo


O presente artigo discutiu  as experiências de feitura e/ou orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com o objetivo de analisá-los não no sentido de formatação, normas e padrões acadêmicos, mas como uma potência criativa possível em cursos de graduação, em suas dimensões ética, estética e política. O TCC é considerado como uma etapa quando o/a estudante pensa, cria, produz o saber e o conhecimento e tem o/a  orientador/a como um/a companheiro/a de caminhada. Foram descritas algumas abordagens de TCC em seu sentido tradicional no contexto atual das universidades brasileiras e, por fim, discutiui-se sobre o trabalho de escrita do TCC como um processo que envolve o corpo e suas marcas afetivas, tornando-o uma possibilidade de mobilização e potência criativa para uma escrita emancipatória.


Palavras-chave


Trabalhos acadêmicos. Escrita emancipatória. Trabalhos de conclusão de curso.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, R. Aula. Sãi Paulo: Editora Cultrix, 2007.

BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.

ECO, H. Como se faz uma tese. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.

MILLS, W. C. A imaginação Sociológica. São Paulo: Zahar Editora, 1975.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad.

Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.

SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação, 2008.

ROLNIK, S. Pensamento, Corpo e Devir - uma perspectiva ético/estética/política no trabalho acadêmico In: Cadernos de Subjetividade – núcleo de estudos e pesquisas da subjetividade do programa de estudos pós-graduados em psicologia clínica. PUC/SP, set./fev. 1993.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732338p.170-178



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics - Edubase (SBU/UNICAMP)