QUESTÕES SOBRE INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A ÉTICA EM PESQUISAS

Deise Juliana Francisco, Luiz Wilson Machado da Costa e Silva Neto

Resumo


Os avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam possíveis o acesso e a visibilidade de um conjunto de informações relacionadas à experiência dos sujeitos nas mais diferentes áreas do conhecimento e mesmo as experiências relacionadas às dimensões do viver cotidiano. Consequentemente, não tardou para que o mundo digital fosse utilizado como ferramenta de produção de dados em diversas pesquisas, nos mais variados desenhos metodológicos. Diante disso, este estudo se propõe a investigar a aplicação da ética em pesquisa online e em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).  Para tanto, discute-se as estratégias quando da realização de pesquisas online ou em AVA e as questões suscitadas para o exercício da pesquisa. Espera-se com esse estudo contribuir para o debate da ética no contexto das pesquisas online e em AVA.


Palavras-chave


Pesquisa online - ética em pesquisa – AVA

Texto completo:

PDF

Referências


ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARBOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BORDINI, G. S.; SPERB, T. M. O Uso dos Grupos Focais On-line Síncronos em Pesquisa Qualitativa. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 3, p. 437-445, jul./set. 2011.

BOUMARD, P. O Lugar da Etnografia nas Epistemologias Construtivistas. PSI-Revista de Psicologia Social e Institucional, VOLUME 1 - NÚMERO 2 - NOV./1999. Disponível em: www2.uel.br/ccb/psicologia/revista/capa.htm. Acesso em: 26/12/2014.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In. COLL, C.; MONEREO, C. e colaboradores. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 15-46.

COSTA, C. J. de S.; PARAGUAÇU, F. Possibilidades de coletas de dados para pesquisa no contexto da Internet. In: COSTA, C. J. de S.; MERCADO, L. P. L. (Orgs.). Pesquisa em educação online. Maceió: Edufal, 2011.

CRUZ, M. R. da; CORNELLI, G. Teorias científicas ou ciência mítica? Reflexões sobre a ética na ciência a partir da filosofia de Feyerabend. Revista Redbioética/UNESCO, Año 1, 1(2), 85-98, 2010 - ISSN 2077-9445.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

FRANCISCO, D. J.; SANTANA, L. Pesquisa Online: Aspectos Metodológicos, Autonomia e Implicações Éticas. In: Problematizações éticas em pesquisa. FRANCISCO, D. J.; SANTANA, L. (Orgs.). Maceió: EDUFAL, 2014.

FREITAS, H.; JANISSEK-MUNIZ, R.; ANDRIOTTI, F. K.; FREITAS, P.; COSTA, R. S. Pesquisa via internet: características, processo e interface. Revista Eletrônica GIANT, Porto Alegre, 2004, 11p.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

GONÇALVES, M. I. Comunidade cooperativa de aprendizagem em rede. B. TÉC. SENAC, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, maio/ago., 2006.

GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Bahia: Paideia, v.12, n. 24, 2003, p. 149-161.

HOYOS, C. R.; GUTIÉRREZ, A. F.; SALVADOR, A. C. Pesquisar a educação on-line a partir da etnografia virtual. Reconhecer a complexidade dos novos contextos educativos. In: APARICI, R. Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, 2012.

JONES, S. G. Studying the Net: Intricacies and Issues. In: JONES, S. G. Doing Internet research: Critical issues and methods for examining the Net. California: SAGE Publications, 1999.

KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

LÉVY, P. O que é virtual?. 1º Ed. São Paulo: Editora 34, 1996.

MANN, C.; STEWART, F. Internet Communication and Qualitative Research: a handbook for researching online. London: SAGE Publications, 2000.

MERCADO, L. P. Pesquisa qualitativa on-line utilizando a etnografia virtual. Revista Teias, v. 13, n. 30, 169-183, set./dez., 2012.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.

MUNDIM, Kleber. Ensino a distância no Brasil: problemas e desafios. In: CHAVES FILHO, Hélio. Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2006.

PEREIRA, A. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, A. C. (Orgs.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007.

RECUERO, R. Comunidades em redes sociais. In: RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.

SILVA, J. F.; SANTANA, C. M. H.; FRANCISCO, D. J. Uso de questionário on-line em pesquisa com google docs. In: FRANCISCO, D. J.; GORCZEVSKI, D.; DEMOLY, K. R. A. (Org.) Pesquisa em Perspectiva: percursos metodológicos na invenção da vida e do conhecimento. Mossoró: EdUFERSA, 2014.

TOWARDS KNOWLEDGE SOCIETIES. UNESCO's Natural Sciences Sector. An Interview with Abdul Waheed Khan.World of Science, v. 1, n. 4, July-September 2003. Disponível em: http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=11958&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em: 28/12/2014.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732276p.136-149



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics - Edubase (SBU/UNICAMP)