A aquisição da leitura e da escrita no contexto do projeto interdisciplinar

Albertina Paes Sarmento, Vânia Regina Boschetti

Resumo


O artigo tem por objetivo relatar a prática profissional docente interdisciplinar no universo escolar. Destaca como o trabalho escolar exige de professores e alunos, planejamento e execução de atividades que precisam estar afinadas para se chegar a um resultado positivo. Pela ideia de aprendizagem significativa, mostra que o aluno ao participar ativamente de sua aprendizagem, vivencia, experimenta e desenvolve o senso de pesquisa, sistematizando o conhecimento construído. Na perspectiva teórica apresenta os conceitos de alfabetização e letramento. Ao descrever o trabalho do professor em sala de aula a partir do Projeto “A Cobra”, demonstra como se dá o desenvolvimento dos alunos nas habilidades de fala, de escrita, de compreensão silábica e dos sons produzidos pela junção das letras, paralelamente à apropriação de outros conhecimentos e à organização de iniciativas como visitas, exposição de livros e realizações estéticas.


Palavras-chave


Leitura. Escrita. Projeto Interdisciplinar.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020151227p.141-148

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ISSN:2446-6220

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