A escola serve ou tem serventia? Uma análise da proposta curricular do estado de São Paulo sob o olhar do neoliberalismo

Elise Dessotti, Isabel Cristina Caetano Dessotti

Resumo


Este trabalho tem como foco a análise da proposta curricular do estado de São Paulo criada em 2007 e implementada em 2008 e como esta trabalha a serviço do sistema neoliberal, formando indivíduos que sejam capazes de aceitar este sistema sem questioná-lo ou percebê-lo. As principais características da proposta curricular para as escolas são apontadas aqui a fim de relacioná-las com a baixa qualidade do ensino do estado de São Paulo, fato esse que sinaliza para o descompasso entre a realidade da escola pública e o discurso da Secretaria de Educação de empenho desta em oferecer uma educação à altura dos desafios contemporâneos, eliminando quaisquer formas de exclusão. Finaliza apresentando aspectos sobre o capital humano subjacente a essas propostas curriculares e como a educação serve para tais fins.


Palavras-chave


Proposta curricular. Neoliberalismo. Desempenho escolar. Ensino Público, Capital Humano.

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DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020151226p.132-140

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ISSN:2446-6220

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