Aspectos de uma não leitura: Projetos Político-Pedagógicos e democracia

Márcio Antônio Gatti, Matheus Henrique de Almeida

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar discursivamente as recusas e/ou resistências para a liberação dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) durante a coleta de dados que compuseram o corpus de nossa pesquisa em torno do termo “democracia” nos PPP de escolas da rede estadual situadas no município de Sorocaba – SP. Para tanto, baseia-se na noção de fórmula proposta por Krieg-Planque (2010), cujos trabalhos se enquadram na Análise do Discurso de orientação francesa. As análises demonstram que as recusas e/ou resistências são índices do caráter polêmico em torno do termo “democracia” e de seu termo correlato “gestão democrática”. Indicam também que a comunidade escolar é negligenciada no processo de difusão do PPP, de modo que o documento tenha como destinatário apenas os órgãos burocráticos superiores. Conclui-se que a negociação do termo “democracia” afeta diretamente o funcionamento da gestão democrática e do PPP, colocando em discussão a finalidade destes.


Palavras-chave


Projeto Político-Pedagógico. Democracia. Fórmula discursiva. Gêneros do discurso.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANDA, M.A.M.; BELMIRO, C.M.B.. PPP: é possível como instrumento de transformação na escola? 4. In: LIMA, A. B. de.. (org.). PPP: participação, gestão e qualidade da educação. Uberlândia: Assis Editora, 2015, p. 63-74.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Presidência da República, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 207.

CAVAGNARI, L. B. Projeto político-pedagógico, autonomia e realidade escolar: entraves e contribuições. 5. In: VEIGA, I.P.A.; RESENDE, L.M.G. de. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 17ª. Ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 95-112.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

FERRAZ, H. A democracia na sociedade moderna. 1ª. Ed. São Paulo: João Scortecci Editora, 1994.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

KRIEG-PLANQUE, A.. A noção de “fórmula” em análise do discurso: quadro teórico e metodológico. Tradução Luciana Salazar Salgado, Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

LIMA, A. B. de. PPP: relacionamento entre poderes. 1. In: LIMA, A. B. de. de. (org.). PPP: participação, gestão e qualidade a educação. Uberlândia: Assis Editora, 2015a, p. 17-32.

LIMA, P. G. O PPP como instrumento do exercício participativo e democrático. 6. In: LIMA, A. B. de. (org.). PPP: participação, gestão e qualidade da educação. Uberlândia: Assis Editora, 2015b, p. 93-113.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2015.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

PARO, V.H. Gestão democrática da escola pública. 3ª. Ed. São Paulo: Ática, 2008.

RAIMANN, A. PPP: a gestão e a qualidade da educação. 3. In: LIMA, A. B. de. (org.). PPP: participação, gestão e qualidade da educação. Uberlândia: Assis Editora, 2015, p. 49-62.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1983 (Coleção polêmicas do nosso tempo; 5).

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora, 1980 (Autores Associados).

VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. 1. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 17ª. Ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 9-32.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201731255p.202-212

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC