Acessibilidade intelectual e aprendizagem transformativa: os museus como espaços educativos de pessoas adultas

Luis Alcoforado, Hugo Rodrigues, Ana Alcoforado

Resumo


Desde a sua criação que os museus assumiram objetivos educativos para pessoas adultas. Mais recentemente reforçaram esta intenção, procurando tornar-se intelectualmente acessíveis a todos os públicos e capazes de induzir mudanças pessoais e grupais nos seus visitantes. Apesar desta intenção recorrente, ainda não foram desenvolvidos estudos suficientes que possam contribuir para um modelo teórico que ajude a problematizar as intervenções educativas para públicos adultos, nos museus. Este trabalho, desenvolvido a partir da observação não participante e de entrevistas a visitantes de um museu português, e articulando os conceitos de acessibilidade intelectual, aprendizagem transformativa e estímulos potencialmente geradores de transformações pessoais e grupais, procura reunir alguns contributos que possam ajudar a pensar atividades educativas específicas para pessoas adultas nos espaços museológicos.


Palavras-chave


Acessibilidade Intelectual. Aprendizagem Transformativa. Museus. Educação de Adultos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, A. e ALCOFORADO, A. MNMC: o programa expositivo. Estrutura, imagem e comunicação. In: Revista Património, Lisboa, N. 1, p. 120-125, nov. 2013.

ALCOFORADO, A. Museu Nacional Machado de Castro. In: Icom.pt, Série II, n. 7, p. 11-14, dez. 2009.

ALCOFORADO, A. e ALCOFORADO, L. Museu Nacional Machado de Castro: um projecto educativo de inspiração republicana. In: ALCOFORADO, A. e ALCOFORADO, L. A República, os museus e o património. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbrap. 52 – 69, 2011.

ALCOFORADO, L. As Histórias de Vida na Educação e Formação de Adultos: o desafio de promover uma auto(eco)confrontação transformativa e emancipatória. In: ALCOFORADO, L. Pesquisa (auto)biográfica, temas transversais. corpos, saúde, cuidados de si e aprendizagens ao longo da vida: desafios (auto)biográficos. Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN, ediPUCRS, EDUNEB, p. 29 – 54, 2012.

ALCOFORADO, L. Competências, cidadania e profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Coimbra: Tese de Doutoramento apresentada à UC, 460p, 2008.

ALCOFORADO, L. e FERREIRA, S. M. Educação e Formação de Adultos: nótulas sobre a necessidade de descomprometer a Cinderela depois do beijo do Príncipe Encantado. In: ALCOFORADO, L. e FERREIRA, S. M. Educação e formação de adultos. políticas, práticas e investigação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 7 – 20, 2011.

AMADO, J. (coord.) Manual de investigação qualitativa. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

DELORS, J. Educação um tesouro escondido. Porto: ASA, 1996.

MELO, I. Aprendizagem Transformativa em Museus. A sua Natureza e Possibilidades. Series Iberoamericanas de Museologia, V. 2, p. 65-72, 2012,

MEZIROW, J. Perspective transformation, Adult Education Quarterly, V. 28, N. 2, p. 90-105, 1978.

MEZIROW, J. Conclusion: Toward Transformative Learning and Emancipatory Education. In: MEZIROW, J. Fostering critical reflection in adulthood. São Francisco: Jossey-Bass, p. 354-376, 1990.

MEZIROW, J. Transformative dimensions of adult learning. São Francisco: Jossey-Bass, 1991.

MEZIROW, J. Contemporary paradigms of learning. Adult Education Quarterly, V. 46, N. 3, p. 158-172, 1996.

MEZIROW, J. Learning as transformation. San Francisco: Jossey Bass, 2000.

MEZIROW, J. Visão geral sobre a aprendizagem transformadora. In: MEZIROW, J. Teorias Contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, p. 109-126, 2013.

MOURA, A. e ALCOFORADO, L. Potenciais contributos das teorias da actividade para os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de adquiridos profissionais. In: Educação e Formação de Adultos. Políticas, práticas e investigação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 89 – 100, 2011.

SERRA, C. Definição de uma Identidade. In Museu Nacional de Machado de Castro. Roteiro. Lisboa: IPM, p. 10-17, 2005.

SIMÕES, A. Educação de Adultos: da Aprendizagem Formativa à Aprendizagem Transformativa. In: Prof. Dr. Ribeiro Dias – Homenagem. Braga: Universidade do Minho, p. 809-822, 2000.

SOREN, B. Museum experiences that change visitors, In: Museum Management and Curatorship, V. 24, N. 3, set. 2009, p. 233-251, 2009.

TIGHT, M. Key concepts in Adult Education and Training. Nova Iorque: Routledge Falmer, 2002.

TOJAL, A.. Política de acessibilidade comunicacional em museus: para quê e para quem?, Revista Museologia & Interdisciplinaridade, V. 4, N. 7, 151-189, 2015

VLACHOU, M.; ALVES, F. Acessibilidade nos museus. In: Serviços Educativos na Cultura, Porto: Sete Pés, p. 98-107, 2007.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201621123p.112-126

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC