Estudantes não-tradicionais no ensino superior: barreiras à aprendizagem e na inserção profissional

António Carlos Pestana Fragoso de Almeida, Helena Luisa Quintas, Teresa Isabel Campos Gonçalves

Resumo


Este artigo resulta de dois projetos de investigação centrados sobre estudantes não-tradicionais no ensino superior. Os nossos objetivos foram compreender as barreiras à aprendizagem e ao sucesso académico, do ponto de vista dos vários atores sociais na academia; e compreender as barreiras que os mesmos estudantes tiveram na sua transição para o mundo do trabalho. Os resultados mostram que existem muitos fatores situacionais e institucionais que funcionam como obstáculos para estes estudantes. Mostram ainda que a idade é um fator determinante na contratação e que as características do mercado de trabalho, hoje, dificultam muito a inserção profissional dos graduados não-tradicionais. 


Palavras-chave


Estudantes não-tradicionais. Estudantes maduros. Barreiras. Ensino superior. Mercado

Texto completo:

PDF

Referências


ALHEIT, P. Biographical learning. Theoretical outline, challenges and contradictions of a new approach in adult education. In ALHEIT, P.; BRON, A.; BRUGGER, E.; & DOMINICÉ, P. (Eds.), The biographical approach in european adult education. Wien: Verbond Wiener Volksbildung, p. 57-74, 1995.

ALHEIT, P., DAUSIEN, B. En el curso de la vida. Educación, formación, biograficidad y género. Xàtiva: Instituto Paulo Freire de España / Crec, 2007.

ALVES, N. E se a melhoria da empregabilidade dos jovens escondesse novas formas de desigualdade social? Sísifo, 2, p. 59-68, 2007.

BAMBER, J. Foregrounding curriculum: ditching deficit models of non-traditional students. Paper presented to the Educational Journeys and Changing Lives. Seville, p. 10-12, 2008.

BOWL, M. ‘Experiencing the barriers: non-traditional students entering higher education’, Research Papers in Education, 16, 2, p. 141-160, 2001.

BURTON, K.; LLOYD, M. G.; GRIFFITHS, C. Barriers to learning for mature students studying HE in an FE college. Journal of Further and Higher Education, v. 35, n. 1, p. 25-36, 2011.

CARDOSO, J.L.; ESCÁRIA,V.; FERREIRA, V.S.; MADRUGA, P.; RAIMUNDO, A.; VARANDA, M. Empregabilidade e ensino superior em Portugal, A3ES Readings, n.º 3, Lisboa: A3ES, 2012.

CROSS, K.P. Adults as learners. San Francisco: Jossey-Bass, 1981.

DAVIES, P.; WILLIAMS, J. For Me or Not for Me? Fragility and Risk in Mature Students' Decision-Making, Higher Education Quarterly, 55(2), p. 185-203, 2003.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Ed.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.

FRAGOSO, A.; QUINTAS, H.;GONÇALVES, T.; RIBEIRO, C.M. Estudantes maiores de 23 anos na Universidade do Algarve: uma contribuição para a melhoria do sucesso académico. Faro: Universidade do Algarve. Coleção Documentos, 2013a.

FRAGOSO, A.; GONÇALVES, T.; RIBEIRO, C. M.; MONTEIRO, R.; QUINTAS, H.; BAGO, J.; FONSECA, H. M. A. C.; SANTOS, L. Mature students’ transition processes to higher education: Challenging traditional concepts? Studies in the Education of Adults, 45 (1), 2013b, pp. 67-81.

FRAGOSO, A.; QUINTAS, H.; RIBEIRO, C.M.; MONTEIRO, R.; GONÇALVES, T.; FONSECA, H. M. A. C.; BAGO, J.; SANTOS, L. Navigating through higher education: mature students in transition. In: VELOSO, E.; GUIMARÃES, P.; MARTINS, F.; SILVA, D.; FARIA, M. A. (Eds.), Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development. Proceedings of 2nd Conference of ELOA. Braga, Portugal: CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2011, pp. 98-109.

GHIGLIONE, R.;MATALON, B. O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta, 1992.

GONÇALVES, T.; FRAGOSO, A.; RIBEIRO, C.M.; MONTEIRO, R.; QUINTAS, H.; BAGO, J.; FONSECA, H.; SANTOS, L.‘Who Are They? Making Non-Traditional Students Visible’. In: UNLUHISARCIKLI, O.; GUVERCIN, G.; SECKI, O.; SABIRLI, I. (eds.) Positioning and Conceptualizing Adult Education and Learning within Local Development, Istanbul: Bogaziçi University Press, 2011.

KLAUSEN, T.B. Earnings among young and mature Danish university graduates. Journal of Education and Work, 2014. Disponível em: DOI: 10.1080/13639080.2014.960374. Acesso em: 14 abr. 2015.

KIRBY, P. G., BIEVER, J. L., MARTINEZ, I. G., & GÓMEZ, J. P. Adults returning to school: The impact on family and work, The Journal of Psychology, 138, p. 65-76, 2004.

McGIVNEY, V. Education’s for other people; access to education for non-participant adults. Leicester: NIACE, 1990.

MARQUES, A. P. Empregabilidade e (novos) riscos profissionais. In: BRANDÃO, A. M.; MARQUES, A. P. (Orgs), Jovens, trabalho e cidadania: Que sentido(s)?, Braga, Universidade do Minho, p. 20-36, 2012.

PURCELL, K.; WILTON, N.; ELIAS, P. Hard Lessons for Lifelong Learners? Age and Experience in the Graduate Labour Market. Higher Education Quarterly, 61(1), p. 57–82, 2007.

QUINTAS, H.; GONÇALVES, T. Will I still study ... "When I'm Sixty-Four"? Learning in the Elderly: challenges and obstacles. In: VELOSO, E.; GUIMARÃES, P.; MARTINS, F.; SILVA, D.; FARIA, M. A. (Eds.), Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development. Proceedings of 2nd Conference of ELOA. Braga, Portugal: CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2011, pp. 233-245.

QUINTAS, H.; GONÇALVES, T.; RIBEIRO, C. M.; MONTEIRO, R.; BAGO, J.; SANTOS, L.; FONSECA, H. M. A. C.; FRAGOSO, A. Estudantes adultos no Ensino Superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica. Revista Portuguesa de Educação, 27 (2), 33-56, 2014.

RANHLE. Literature Review from the project Access and Retention: Experiences of Non-traditional learners in HE, 2009.

SANTOS, L.; BAGO, J.; FONSECA, H.M.A.C. Dropout and (in) success of non-traditional students in the Universities of Aveiro and Algarve. In DOUTOR, C.; GONÇALVES, T.; & FRAGOSO, A. (Orgs), Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout. Faro: Universidade do Algarve, 2013, pp. 129-139.

TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R. Introduction to Qualitative Research Methods. A Guidebook and Resource. New York: John Wiley & Sons, 1998.

ZOSKY, D.; UNGER, J.; WHITE, K.; MILLS, S. Non-Traditional and Traditional Social Work Students. Journal of Teaching in Social Work, 23(3), pp.185-201, 2004.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201621122p.97-111

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC