Educação de jovens e adultos: uma proposta de alfabetização e iniciação àprofissionalização

Noemia de Carvalho Garrido, Armando de Paulo Ferreira Loureiro

Resumo


Esse artigo tem o objetivo socializar uma proposta de trabalho na Educação de Jovens e Adultos oferecido pela Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC, integrada com o Centro de Educação Profissional de Campinas - CEPROCAMP.O CEPROCAMP oferece um programa denominado EJA Profissão, através de Dupla Docência, nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental – EMEF. Nesse programa são oferecidos cursos em Dupla docência, um especialista da área trabalha em conjunto com o professor da sala de aula do ensino fundamental, uma vez por semana. Neste artigo pretende-se apresentar como ocorreram as aulas da EJA/Profissão em dupla docência.


Palavras-chave


Alfabetização. Qualificação profissional. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação – Governo Federal. Caderno Metodológico para o professor 1/22/07; Interdisciplinaridade e visão de mundo / 25. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Secad/MEC, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. São Paulo – SP – Brasil. Editora Atlas S.A, 117, 1990.

FREIRE, P. Denúncia, anúncio, profecia, utopia e sonho. In: FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, 121. São Paulo: Editora UNESP – Brasil, 2000a.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios – 4ª ed. São Paulo, Cortez, (Coleção Questões da Nossa Época, v. 23), 2000b.

GOHN, M. da G. Movimentos sociais e educação. 6ª ed. São Paulo: Cortez. (Coleção Questões da Nossa Época), 2005.

SOARES, L. A formação do educador de jovens e adultos. In: SOARES, L. Aprendendo com a diferença – estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. 2ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

MIRANDA, A. C.; GROPPO, L. A. Juventude, Trabalho e Ensino Técnico no Brasil Contemporâneo: Algumas Considerações. In: GARRIDO, N. de C.; SILVA, O. M.; EVANGELISTA, F. (Org.). Educação e trabalho na perspectiva da pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2011.

SEVERINO, A. J. Educação e ética no processo de construção da cidadania. Revista Educação e Cidadania, 35. Campinas, SP – Brasil: Editora Átomo, ano 5, n. 2, v. 5, 2006.

SILVA, E. T. da. Magistério e mediocridade. 5ª ed. (Coleção Questões da Nossa Época). São Paulo: Cortez, 2001.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201621121p.87-96

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC