A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica revolucionária

Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima

Resumo


Apresentaremos neste texto uma análise da proposta pedagógica pedagogia histórico-crítica como um importante instrumental no processo de emancipação humana, sobretudo, das camadas subalternas. Entendemos que esta pedagogia esta fundamentada na visão crítica da sociedade capitalista, não se resumindo a um mero reformismo no âmbito pedagógico que mantêm incólume a estrutura societária. Constitui-se numa concepção pedagógica transformadora, embasada no materialismo histórico-dialético, que por sua práxis revolucionária, choca-se frontalmente com as tendências ditas “pós-modernas”, tornando-se um importante instrumental na superação da unilateralidade humana. Por manter a centralidade da categoria trabalho, coloca-se em desencontro com os interesses do grande capital, que se pauta em teorias conservadoras transvestidas em modismos educacionais que impossibilitam a compreensão da realidade.

Palavras-chave


Pedagogia histórico-crítica. Emancipação humana. Pedagogia revolucionária.

Texto completo:

PDF

Referências


BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2001.

BOURDIEU, P. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In NOGUEIRA, A.. Escritos de Educação, Petrópolis-RJ, Vozes, (1998, pp.39-79) 53).

CASSIN, M. Louis Althusser: referencias para pesquisa em educação. In. Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas-SP, Autores Associados, 2005.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1995.

LOMBARDI, J.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e Educação. Campinas-SP, Autores Associados, 2005.

MARSIGLIA, A. C. G. Pedagogia Histórico-Crítica 30 anos. Autores Associados, Campinas, 2011.

MARX, K..; ENGELS, F. A Ideologia alemã. São Paulo, Boitempo, 2007.

MARX, K. O Capital, vol. II, São Paulo, Nova Cultural, 1998.

MARX, K. Grundrisse. São Paulo, Boitempo, 2011.

OLIVEIRA, B. A. de. Fundamentação Marxista do Pensamento de Dermeval Saviani, In. SILVA JÚNIOR, C. A. da.. Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: o Simpósio de Marília. Cortez, São Paulo, 1994.

PETIT, V. As contradições de A Reprodução, La Pensée, nº 168, março/abril de 1973, p. 3-20; Cadernos de Pesquisa. São Paulo (43), p. 43-51, nov. de 1982, tradução de Claudia Davis, disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n43/n43a04.

SAVIANI, D. Educação Socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da sociedade de classes. Campinas-SP, Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas-SP, Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. Autores Associados, Campinas, 2008.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas-SP, Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas-SP, Autores Associados, 2009.

SILVA JÚNIOR, C. A. da. Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: o simpósio de Marília. São Paulo, Cortez, 1994.

SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. São Paulo, Centauro, 2005.

VÁZQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. São Paulo, Expressão Popular, 2007.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201513102p.67-81

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC