Educação e políticas sociais –valores, conceitos e práticas

Isabel Maria de Carvalho Baptista

Resumo


Este texto pretende evidenciar a necessidade de inscrição prioritária da educação no seio das políticas sociais de base territorial, tendo como referência empírica o projeto “Porto Solidário”, promovido na cidade do Porto sob o enquadramento da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP). Adotando uma visão pedagógica e prospetiva sobre as categorias de “território” e “comunidade”, aqui valorizadas em toda a sua densidade socioantropológica, sustenta-se que o princípio de cooperação ou princípio de “hospitalidade social” constitui uma virtude intrínseca às práticas comunitárias, enquanto dinâmicas de participação e de desenvolvimento local protagonizadas por uma vasta rede de atores. 


Palavras-chave


Educação. Território. Comunidade. Hospitalidade social. Práticas comunitárias.

Texto completo:

PDF

Referências


AUGÉ, M. Non-lieux. Introduction à une Anthropologie de la Supermodernité. Paris: Seuil. 1992.

ALPHANDÉRY, P. “Territoires en questions: pratiques des lieux, usages d’un mot” In Ethnologies Française (p.5-12). Paris : PUF, 2004

AZEVEDO, J. BAPTISTA, I. Porto Solidário, diagnóstico social do Porto (DSP). Porto: FEP/UCP, FSP/CMP. 2009

BANKS, S; BUTCHER, H; HENDERSON, P; ROBERTSON, J. (Org), Managing community practice. UK: Policy Press. 2003

BAPTISTA, I. “Educabilidade e laço social. Ética e Politica da alteridade” In Revista Portuguesa de Investigação Educacional. Número especial (p. 15-31). Lisboa : UCP. Editora. 2009.

BAPTISTA, I. Ética e educação social, interpelações de contemporaneidade; Ethics and social education – Interpellations of contemporaneity “ In Pedagogia Social, revista interuniversitária, (1139-1723, 19, p. 37-49). Edição bilingue. Sevilha (Espanha): SIPS. 2012

BAPTISTA, I. Hospitalidade da razão e poder transformador, interpelações de pedagogia social. In Barros & Chodi (org.). Abrindo caminhos para uma educação transformadora (cap. 3, 96-123). Lisboa: Chiado Editora. 2014.

BAUMAN, Z. A arte da vida. Rio de Janeiro : Zahar. 2009.

BERNOUX, J. Mettre en œuvre le développement social territorial. Paris : Dunod. 2005.

CAPELLANO DOS SANTOS, M; BAPTISTA, I. (Org;). Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Caxias do Sul: EDUCS. 2014.

CENSOS 2011. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística, 2011.

FLAHAULT, F. Où est passe le bien comum? Paris. Mille et une Nuits/Fayard. 2011

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação, cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP. 2000.

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS n.º 197/97. Presidência do Conselho de Ministros. Lisboa: Diário da República, I Série B (267), 1997.




DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-62202015111p.9-16

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

Esta obra está licenciado com uma Licença CreativeCommons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

ISSN:2446-6220

Indexadores/Indexing

 SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas *Google Acadêmico * Worldcat - Laplage em Revista * Diadorim * DOAJLatindex *Journal TOCS  *Livre - Revistas de Acesso Livre *Sumarios.org  *Portal de Periódicos CAPES/MEC *Open Academic Journal Index - OAJI *BASE - Bielefeld Academic Research Engine *Portal de Periódicos da UFSCAR *REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) *MIAR- Information Matrix for the Analysis of Journals *Catálogo Colectivo do Reino Unido (COPAC) *ZDB - Catálogo Coletivo (Alemanha) *SHERPA ROMEO - Open Acess to research *Ulrichweb Global Serials Directory *RCAAP -Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal *ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences *ROAD - Directory of Open Acess Schorlay Resources *ISSN - International Standard Serial Number  (international Centre) - CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - Clarivate Analytics (WEB OF SCIENCE)- Edubase (SBU/UNICAMP) - IRESIE - REDALYC